Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto faz apresentações gratuitas em maio

Reunindo alunos e professores, recitais e concertos mostram resultado do trabalho desenvolvido pela instituição nos cursos de viola...

Cartão de Visita|Do R7

Reunindo alunos e professores, recitais e concertos mostram resultado do trabalho desenvolvido pela instituição nos cursos de viola, violoncelo, flauta, clarinete e canto. Centro Cultural Palace e dois espaços na USP serão os palcos das apresentações

A Academia Livre de Artes e Música de Ribeirão Preto (Alma) oferece ao público da cidade uma agenda movimentada na primeira quinzena de maio. Quatro concertos e recitais gratuitos já estão programados. Reunindo alunos e professores, as apresentações acontecem na Sala de Concertos da Tulha (Rua Olivier Toni, s/n) e no anfiteatro da Faculdade de Direito (Rua Prof. Aymar Baptista Prado, 835), ambos no campus da USP-RP, e no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace, no Centro (Rua Álvares Cabral, 322).

A abertura da programação será no dia 7 de maio (domingo), às, 16h30, com o recital de violas e violoncelos, na Sala de Concertos da Tulha. No dia 9 (terça-feira), no mesmo local e horário, haverá o recital de flautas e clarinetes, com peças mais complexas no repertório, executadas em duos ou com acompanhamento de piano.

No dia 10, às 19h30, é a vez de a Banda Sinfônica da Academia ocupar o palco, entregando um repertório que traz memórias e emoção para público de todas as idades, que vai de peças tradicionais a aberturas e temas de vários filmes da Disney. A banda estará completa, com sonoridades específicas para execução da temática proposta, sob regência do maestro José Matsumoto.

Publicidade

No dia 11 (quinta-feira), às 19h, acontece o recital Canto da Alma, no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace. Nesta atividade, participam somente os alunos de canto. No repertório, peças de R.Prizeman (1952 – 2021), C. Monteverdi (1567-1643), Saint Preux (1950); K. Jenkins (1944), G. Gershwing (1898-1937), M. Skoryk (1938-2020), Ennio Morricone (1928-2020), W.Gomez (1939-2000), Samuel Barber (1910-1981) e H. Martins (1912-1992).

“Esses recitais e concertos são resultado do trabalho pedagógico realizado pela Academia. São momentos muito ricos porque representam uma oportunidade incrível para os alunos mostrarem o aprendizado de habilidades técnicas e de desempenho, e de vivenciar a experiência de lidar com palco, público, ansiedade e nervosismo, habilidades importantes na formação de um músico”, ressalta Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico da Alma.

Publicidade

No total, mais de 100 alunos estarão envolvidos nas apresentações, orientadas e coordenadas pelos professores Guilherme Pereira e Walisson Higor da Cruz (viola e violoncelo); Sérgio Cerri e Igor Picchi Toledo (flauta e clarinete); José Matsumoto (banda sinfônica); Snizhana Drahan e Tamara Pereira (canto). Entrada aberta e gratuita e não há necessidade de retirada prévia de ingressos.

Sobre a Alma

Publicidade

A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual.

Em 2023, as atividades da Alma (núcleo Ribeirão Preto) estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e por patrocínios das empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - Santa Helena Industria de Alimentos S/A e GSInima Ambient; Suíte - Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária - São Domingos Indústria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin.

Serviço

Concertos e recitais da Academia Livre de Artes e Músicas (Alma)

Evento: Recital de violas e violoncelos

Data e horário: 7/5 (domingo) | 16h30

Local: Sala de Concertos da Tulha - USP-RP

Acesso: gratuito, sem necessidade de retirada antecipada de ingresso

Evento: Recital de flautas e clarinetes

Data e horário: 9/5 (terça-feira) |19h30

Local: Sala de Concertos da Tulha - USP-RP

Acesso: gratuito, sem necessidade de retirada antecipada de ingresso

Evento: Concerto da Banda Sinfônica

Data e horário: 10/05 (quarta-feira) | 19h30

Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP-RP

Acesso: gratuito, sem necessidade de retirada antecipada de ingresso

Evento: Recital Canto da Alma

Data e horário: 11/05 (quinta-feira) | 19h

Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva) - Rua Álvares Cabral, 322 - Centro

Acesso: gratuito, sem necessidade de retirada antecipada de ingresso

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.