Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Festa do Peão de Barretos: programação esportiva tem finais de campeonatos e comemoração de 30 anos

Finais da PBR Brazil e da LNR – Liga Nacional de Rodeio acontecem durante o evento que recebe também competições de provas cronometradas...

Cartão de Visita|

Finais da PBR Brazil e da LNR – Liga Nacional de Rodeio acontecem durante o evento que recebe também competições de provas cronometradas e o Barretos International Rodeo

Programação esportiva da Festa do Peão de Barretos tem finais de campeonatos e comemoração de 30 anos de rodeio internacional Crédito: André Monteiro

Ao longo dos 11 dias de programação, a 68ª Festa do Peão de Barretos receberá mais de 600 competidores disputando o rodeio e as provas cronometradas que movimentam o Parque do Peão. Como ocorre tradicionalmente, o evento – que neste ano acontece de 17 a 27 de agosto – sedia as principais finais do esporte no País e promove o mais disputado e almejado campeonato do calendário, o Barretos International Rodeo.

Entre os destaques desta edição, está a comemoração dos 30 anos do rodeio internacional: o primeiro do Brasil a receber competidores de outros países e marco do início da projeção no exterior de atletas brasileiros. 

Publicidade

“As competições da Festa do Peão de Barretos trazem grande visibilidade aos competidores, abrindo um universo de oportunidades para tão sonhados rodeios fora do Brasil. Este ano é um momento bastante especial por conta das comemorações dos 30 anos do Barretos International Rodeo. Além disso, receberemos as finais da PBR Brazil e Liga Nacional de Rodeio, que também são campeonatos reconhecidos por projetarem os atletas brasileiros internacionalmente.”, afirma Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes, associação realizadora da Festa. 

Finais de campeonatos e provas cronometradas

Publicidade

De 17 a 20 de agosto, Barretos sedia a final do campeonato de montarias em touros da PBR Brazil – Professional Bull Riders, recebendo competidores ranqueados ao longo do ano para a grande final na Festa. 

Já de 21 a 23 e 26, a arena do Estádio de Rodeios recebe as montarias nacionais e a finalíssima pela LNR – Liga Nacional de Rodeio, oportunidade em que os ranqueados de todas as etapas da LNR competem pelo título de campeão em Barretos. Os melhores colocados são ainda classificados para o The American Rodeo, competição milionária que ocorre no Texas/Estados Unidos. 

Publicidade

Para o diretor de rodeio, Marcos Abud, “por receber competidores e animais ranqueados ao longo das competições, Barretos é sempre palco de um grande espetáculo de rodeio nos 11 dias da Festa”, avalia. Além das montarias, diariamente a Hípica do Parque do Peão receberá disputas de Três Tambores e Team Penning, com finais no Estádio de Rodeios. Também está previsto o Rodeio Junior – com competidores iniciantes de montarias em touros. 

De 21 a 23 e 26, a arena do Estádio de Rodeios recebe as montarias nacionais e a finalíssima pela Liga Nacional de Rodeio Crédito: André Monteiro

30 anos Barretos International Rodeo

Em 1993, a Festa do Peão de Barretos deu início a um novo momento para o rodeio brasileiro, com a realização do Barretos International Rodeo. Desde então, Barretos começou a projetar e abrir portas para os brasileiros no exterior, além de receber grandes competidores do mundo. “A marca comemorativa dos 30 anos traz exatamente o conceito de ‘onde as porteiras do mundo se abrem’, porque a partir desta iniciativa, o esporte e os atletas brasileiros começaram a ganhar mais força e espaço no mundo”, explica Gemha Junior.

O Barretos International Rodeo acontece de 24 a 27 de agosto com provas de montarias em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning. “Além dos melhores colocados da PBR e da LNR que já fazem suas finais em Barretos, o International recebe competidores ranqueados de outros circuitos brasileiros e convidados renomados”, afirma Marcos Abud.

Os competidores participantes são ranqueados nos campeonatos nacionais que integram a Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) – LNR, PBR, Circuito Rancho Primavera e Equip Rozeta, além de convidados do evento. 

Já nas montarias em cavalo estilo cutiano, são atletas classificados pela Seleção Brasileira do Cutiano, Equip Rozeta e convidados. 

Bareback, Cutiano, Sela Americana e outras modalidades também serão disputadas em Barretos Crédito: André Monteiro

O Encantador de Cavalos

Entre as ações de comemoração dos 30 anos do torneio internacional, a abertura da competição no dia 24 de agosto contará com a participação de Monty Roberts, treinador norte-americano reconhecido como “Encantador de Cavalos”, criador do método “doma gentil”. 

A programação completa do evento está disponível no site independentes.com.br/festadopeao. Os ingressos já estão à venda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.