Festival de samba ‘Saudosa Maloca’ recebe Samba de Dandara, Tulipa Negra do Samba e Graça Braga
Evento é realizado todo segundo sábado do mês, no Centro Cultural Vila Itororó
Cartão de Visita|Do R7
Evento é realizado todo segundo sábado do mês, no Centro Cultural Vila Itororó

Neste sábado (13), será realizada a segunda edição do festival de Samba “Saudosa Maloca” no Centro Cultural Vila Itororó, na região do Bixiga, Centro de São Paulo, a partir das 14h, destacando a força feminina no gênero musical.
A DJ Vivian Marques, que compõe os coletivos QG das Mina e As Mina Risca, abre o evento tocando brasilidades até as 15h, quando o Samba de Dandara toma conta da roda, com participações especiais de Luana Bayô e Jéssica Américo.
O grupo é composto somente por mulheres e propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade. O nome da banda é uma homenagem à Dandara, referência histórica na luta contra a escravização.
Às 17h, a Roda Saudosa, núcleo artístico que se apresentará em todas as edições, traz duas matriarcas do samba paulista, Graça Braga e Bernadete, a Tulipa Negra do Samba, com violinistas como Rodrigo Campos, ganhador do 24º Prêmio da Música Brasileira na categoria Revelação, o saxofonista Thiago França, do Charanga do França, cavaquinistas e percussionistas como Simone Gonçalves, da Bateria da Vai-Vai.
Conhecida como a “Tulipa Negra do Samba”, Bernadete foi a primeira mulher a interpretar um samba-enredo na Passarela do Samba do Anhembi, em 1991, e assumiu o cargo de diretora da ala de compositores da escola de samba Peruche. Já Graça Braga prestou homenagem a ícones como Candeia e Martinho da Vila e criou espaços culturais como o “Você Vai Se Quiser” na Praça Roosevelt.
O projeto “Saudosa Maloca” é inspirado no clássico samba “Saudosa Maloca”, composto por Adoniran em 1951, e busca celebrar a tradição do samba paulistano e suas diversas expressões, conectando artistas da nova geração com nomes consagrados da chamada “Velha Guarda”, sendo viabilizado pelo edital de Festivais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
Atração: Festival de samba Saudosa Maloca
Quando: sábado (13), das 14h às 20h
Onde: Galpão do Centro Cultural Vila Itororó | Rua Pedroso, 238 - Bela Vista
Duração: 6 horas
Classificação: Livre
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.