Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Monte Verde (MG) é destino ideal para fugir de calor extremo e curtir clima ameno da primavera

Em meio à onda de temperaturas altas no país, distrito de Camanducaia tem previsão de mínimas de 13ºC a 14ºC e máximas de 21º a 24ºC...

Cartão de Visita|Do R7

Em meio à onda de temperaturas altas no país, distrito de Camanducaia tem previsão de mínimas de 13ºC a 14ºC e máximas de 21º a 24ºC no final de semana

Cartão de Visita - Entretenimento
Cartão de Visita - Entretenimento Cartão de Visita - Entretenimento

Localizado a mais de 1.600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) é uma excelente opção para os turistas que pretendem fugir do calor extremo e curtir um clima mais ameno na primavera, que começou no último final de semana no Brasil. Após uma onda de temperaturas altas e incomuns para o período, nos últimos dias, o distrito de Camanducaia tem previsão de mínimas de 13ºC para sábado (30) e de 14ºC para domingo (1º de outubro), sendo que as máximas vão variar entre 21ºC e 25ºC no final de semana.

Essa perspectiva é apontada pelo Weather Channel, que também indica que o clima começará a mudar de forma significativa no tradicional destino turístico do Sul de Minas a partir de quinta-feira, para quando é prevista a mínima de 11º e os termômetros não passarão dos 17ºC. Depois disso, na sexta-feira, a menor temperatura voltará a ser de 11ºC e a maior apontada para o dia é de 23ºC.

O panorama mais favorável para quem pretende escapar do calorão no início da primavera é exaltado pelo empresário Nelson Pacheco, conhecido como “Senhor do Tempo” em Monte Verde, onde ele realiza medições climáticas há 23 anos. “Está quente em quase todo o Brasil, só que, aqui, está mais fresco do que em outros lugares. Para quem quiser curtir uma temperatura mais agradável, um ‘refresquinho’ à noite, vir para o nosso distrito é uma boa alternativa”, ressalta.

Publicidade

Essa mesma dica de destino para os turistas é dada por Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região). “O distrito conta com um clima ameno em quase todo o ano, com pouco calor e noites com temperaturas refrescantes, e é uma excelente opção para os turistas que buscam conforto e preferem não sofrer com o calor, que já foi acima do normal no inverno na maior parte das regiões do Brasil”, enfatiza.

Com uma natureza que fica ainda mais exuberante durante a primavera, Monte Verde possui diversas boas opções de programas ao ar livre, como os feitos no Parque Oschin, na Fazenda Radical e na Escola de Falcoaria, além das trilhas da Pedra Redonda, do Chapéu do Bispo, do Platô, do Pinheiro Velho e das Corredeiras do Itapuá. Mais informações sobre todos esses atrativos estão no site da MOVE, que também possui hoje mais de 50 agências de passeios associadas à entidade.

Publicidade

Iniciada no último sábado, a primavera vai até o dia 22 de dezembro e, nesta época do desabrochar das flores, o distrito mineiro tem como uma de suas marcas registradas em sua natureza as margaridas, espalhadas por todos os cantos e cujas cores amarela e branca ficam mais vivas nesta estação. As hortênsias, por sua vez, brilham com as suas variações de tonalidade entre rosa, azul e roxo. Bromélias, calêndulas, tulipas, lavandas e petúnias estão entre as outras flores que, principalmente neste período do ano, deixam o vilarejo ainda mais bonito. Já as opções de hospedagens, que ficam cercadas por árvores, como as tradicionais araucárias e os jardins, bosques e montanhas, também são diversas.

Consolidado como um dos lugares mais procurados pelos turistas brasileiros atualmente, Monte Verde foi eleito o terceiro destino mais acolhedor do país, de acordo com o Traveller Review Awards 2023, prêmio organizado pela plataforma Booking. Em 2022, o distrito mineiro ficou em primeiro lugar no ranking nacional da honraria e em 6º no mundial, sendo o único representante do Brasil no top 10.

Publicidade

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.