Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Museus da Capital têm programação especial para as férias de Julho

Oficinas de confecção de carimbos, cartões postais e fotografia estão entre os destaques da Programação da Casa das Rosas, Casa Mário...

Cartão de Visita|

Oficinas de confecção de carimbos, cartões postais e fotografia estão entre os destaques da Programação da Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida 

O período mais aguardado do ano pelas crianças e adolescentes chegou e por isso os museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, prepararam uma programação especial. Realizada pelo Núcleo de Ação Educativa, as atividades são voltadas para toda a família. Veja mais detalhes da programação. 

Casa das Rosas

No dia 19 de julho, das 14h às 16h, a Casa das Rosas realiza a oficina Fotografia: do analógico ao digital, conduzida pelos educadores Alexandra Batista e Caio Gomes. A atividade pretende contextualizar sobre a história desta linguagem artística, além de levar os participantes a um passeio pelo jardim do museu, a fim de se inspirarem com elementos deste espaço e terem a experiência de fotografar. Os interessados devem levar um celular com bateria carregada e se inscrever no link.

Publicidade

Casa Mário de Andrade

Os educadores da Casa Mário de Andrade, Arthur Major e Irlani Carvalho realizam no dia 22 de julho, das 14h às 16h, a oficina Carimbos Adinkra. A atividade, direcionada para crianças e seus responsáveis, propõe a construção de carimbos com Adinkras — símbolos originários do povo Ashanti da costa oeste africana — que são encontrados em diversas situações do nosso dia a dia, como em decorações de estampas e portões. Para se inscrever clique aqui

Publicidade

Casa Guilherme de Almeida

Já no dia 23 de julho, das 14h às 15h e das 16h às 17h, a Casa Guilherme de Almeida realiza a oficina Cartões-Postais, guiada pelas educadoras Ana Paula Iannone e Debora Paneque. A atividade propõe a criação de cartões postais — prática pouco comum nos dias atuais — tendo como inspiração a troca de mensagens entre o poeta Guilherme de Almeida e Baby, sua esposa. Para participar do primeiro horário clique aqui. As inscrições para o segundo horário estão disponíveis no link. 

Publicidade

A Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida são museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciados pela Poiesis. 

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Serviço: 

Oficinas de Férias (Núcleo de Ação Educativa) - Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida

Casa das Rosas

Oficina de férias

FOTOGRAFIA: DO ANALÓGICO AO DIGITAL

Com Alexandra Batista e Caio Gomes

Quarta-feira, 19 de julho, das 14h às 16h

Atividade presencial, realizada no jardim da Casa das Rosas 

Inscrição aqui - Prazo: 19/07

Vagas: 25

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP

Programação gratuita 

Casa Mário de Andrade

Oficina infantil 

CARIMBOS ADINKRA

Com Arthur Major e Irlani Carvalho

Sábado, 22 de julho, das 14h às 16h

Atividade presencial, realizada no orquidário da Casa das Rosas

Inscrição aqui - Prazo: 22/07

Vagas: 20

—-

A Casa Mário de Andrade está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida

Oficina de férias 

CARTÕES-POSTAIS

Com Ana Paula Iannone e Debora Paneque Nogueira

Domingo, 23 de julho, das 14h às 15h e das 16h às 17h 

Atividade presencial, realizada na Casa Guilherme de Almeida

Para se inscrever no horário das 14h às 15h, clique aqui

Para se inscrever no horário das 16h às 17h, clique aqui

Prazo das inscrições: 21/07

Vagas para cada horário: 10

 —

Museu - R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Tel.: (11) 3672-1391 | 3868-4128

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu. 

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Programação gratuita

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um museu dedicado à à cultura, à poesia, à literatura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o museu-casa literário realiza programação diversificada e gratuita formada por oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, exposições, saraus, lançamentos de livros, performances, apresentações teatrais e musicais.

Em 2023, o museu Casa das Rosas conta com o patrocínio da Pfizer, uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e responsável por colaborar, promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis em todo o mundo, e o apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Juntas contribuirão para o desenvolvimento de atividades culturais e educativas do museu que são voltadas para os mais diversos públicos. A Casa das Rosas é gerida pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerenciado pela Poiesis.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.