Cartão de Visita Natal nas Montanhas de Monte Verde atraiu mais de 200 mil turistas

Natal nas Montanhas de Monte Verde atraiu mais de 200 mil turistas

Dados da Prefeitura de Camanducaia confirmam nova edição bem-sucedida do evento, organizado pela MOVE e realizado entre 3 de dezembro...

Dados da Prefeitura de Camanducaia confirmam nova edição bem-sucedida do evento, organizado pela MOVE e realizado entre 3 de dezembro e 8 de janeiro

A Casa do Noel voltou a ser uma das principais atrações aos turistas no Natal Cultural nas Montanhas Fotos: Divulgação/MOVE

Encerrado no último dia 8 de janeiro, o Natal Cultural nas Montanhas 2022, em Monte Verde (MG), recebeu mais de 200 mil turistas durante os 36 dias de evento, consolidando o sucesso do destino turístico do Sul de Minas. Realizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, o evento garantiu uma taxa de ocupação superior a 70% nos hotéis e pousadas da cidade, atraindo visitantes de mais de 200 municípios.

“Conseguimos, por mais um ano, repetir o sucesso de público para este evento, que já virou tradição e transformou o nosso distrito em um dos destinos mais buscados no período natalino. Foram mais de 20 atrações gratuitas que encantaram o turista e promoveram o desenvolvimento da região, beneficiando todo o município de Camanducaia. Expresso mais uma vez a nossa gratidão pelo apoio dos empresários locais, dos patrocinadores, dos nossos associados e de toda a nossa comunidade”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Com o tema “Natal Cultural nas Montanhas 2022: contando histórias”, o evento fascinou os turistas e iluminou o destino mineiro com uma decoração que criou uma atmosfera lúdica feita de formas, cores e luzes, envolvendo personagens icônicos representativos da própria comunidade, provocando nos espectadores a ideia e a sensação de acolhimento. Esse universo, recriado com colagens feitas a partir das imagens desenhadas por um talento artístico local, e a recheada programação atraíram visitantes de todas as regiões do Brasil.

“Essa é a primeira vez que venho ao Natal nas Montanhas de Monte Verde, e estou encantada. Está tudo muito bonito e caprichado, desde a iluminação até as atrações que acompanhei e os locais que visitei. O desfile dos personagens e o espetáculo de abertura foram lindíssimos”, afirma Renata Oliveira, de Amparo (SP), que viajou até o distrito mineiro, acompanhada do seu marido, para aproveitar as festividades.

O Despertar das Luzes, atração realizada em todos os sábados ao entardecer, as oficinas de pintura Bauer, o espetáculo Contos e Encantos de Natal, a Contação de Histórias: Lenda da Linda Estrela, da Casa do Noel, foram alguns dos destaques entre as diversas opções da agenda preparada pela MOVE.

Nesta última edição do evento, a decoração cheia de cores e luzes foi desenvolvida pela cenógrafa Carla Joner, que, desde 2020, pesquisa as origens e os ícones de Monte Verde para poder ressignificar com seus projetos a história do vilarejo, hoje reconhecido como um dos principais destinos turísticos do país.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

Últimas