Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Orquestra Ouro Preto celebra os 90 anos de Rufo Herrera

Concerto comemorativo acontece no dia 7 de maio, às 11h, no Sesc Palladium, e contará com a participação especial do próprio aniversariante...

Cartão de Visita|

Concerto comemorativo acontece no dia 7 de maio, às 11h, no Sesc Palladium, e contará com a participação especial do próprio aniversariante

Em 2023 o compositor, bandoneonista e cofundador da Orquestra Ouro Preto, Rufo Herrera, completará 90 anos. A data é mais que especial e merece ser comemorada em grande estilo, afinal, poucos criadores têm seu nome e capacidade artística tão intrinsecamente ligados a projetos que marcam a cultura mineira. Para celebrar sua vida e sua obra, a Orquestra preparou um concerto que pretende explorar toda a genialidade do músico argentino, que poderá ser conferido no dia 7 de maio, às 11h, no Sesc Palladium. A apresentação integra a série Domingos Clássicos e os ingressos já estão à venda.

Com a participação especial do próprio Rufo e prevendo estreias de obras inéditas compostas ao longo da sua longeva e brilhante carreira, o repertório transita entre tangos, milongas e até mesmo uma missa, reverenciando uma trajetória das mais ricas e criativas, que mudou, e continua transformando, o cenário da música sul-americana.

Argentino radicado em Minas Gerais há quase 60 anos, Rufo Herrera é referência mundial no bandoneón, mesmo instrumento no qual Piazzolla, ícone do tango argentino, também demonstrava sua genialidade. Durante toda sua carreira, desenvolveu seu trabalho e pensamento em busca de uma linguagem artística ampliada que pudesse integrar a multiplicidade e a universalidade das manifestações artístico-culturais. Sua discografia contempla 8 discos e diversas participações em parceria com outros músicos e musicistas.

Publicidade

O menino de família simples nascido em Córdoba nos anos 30, após um trajeto de dificuldades, superação e muitos países percorridos, chegou ao Brasil nos anos 60 e, desde então, deixa sua marca registrada. Espécie de farol na cultura mineira, Rufo Herrera se notabilizou não apenas por sua virtuose no instrumento, mas também por sua atuação de experimentação e pesquisa nas mais variadas linguagens, atuando nos campos da música, do teatro e do audiovisual, além de sua influente presença como professor e educador.

Cofundador da Orquestra Ouro Preto ao lado de Ronaldo Toffolo, tem sua identidade cravada no DNA da formação mineira, sendo um dos principais responsáveis pela constante quebra de paradigmas pela qual a Orquestra regida por Rodrigo Toffolo é reconhecida, aliando sem contradições a tradição e a contemporaneidade.

Publicidade

“Tudo veio da cabeça do Rufo. A cara que a Orquestra Ouro Preto tem hoje, o caminho que ela percorreu ao longo desses 23 anos, foi um caminho vislumbrado e desenhado por ele. Crescemos musicalmente tocando sua música, então, cada nota é muito especial”, aponta o Maestro Rodrigo Toffolo.

“A criação da Orquestra é uma dessas utopias que se realizam. Fui muito feliz no momento em que tive essa oportunidade de estar com esse grupo, de unir música de excelente qualidade sem nunca perder de vista o compromisso de dialogar e formar público”, afirma Rufo que, prestes a chegar aos 90, ainda tem muito a realizar.

Publicidade

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto: Rufo Herrera 90 anos

Data: 7 de maio de 2023 - domingo

Horário: 11 horas

Classificação: livre

Ingressos: R$15 e R$30

Vendas: www.sympla.com.br e bilheteria do teatro

Informações:www.orquestraouropreto.com.br

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.