Cartão de Visita Queixo pequeno pode ser problema de saúde, explica Dr. Fabio Calandrini, médico dos famosos

Queixo pequeno pode ser problema de saúde, explica Dr. Fabio Calandrini, médico dos famosos

Profissional explica a relação entre as proporções faciais e a respiração

Profissional explica a relação entre as proporções faciais e a respiração

 O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Fabio Calandrini, conhecido por atender vários famosos, esclarece que nem sempre a harmonia facial é a única comprometida em pacientes com deficiência de crescimento da mandíbula.

Diversos pacientes procuram o consultório de especialistas para corrigir o tamanho do queixo com finalidade estética. A maioria acredita que uma prótese ou a harmonização facial poderiam ser soluções adequadas para o problema.  O que muitos não sabem, é que a mandíbula pequena pode estar associada a Síndrome da Apneia/ Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros.

Cartão de Visita - Entretenimento

Cartão de Visita - Entretenimento

Cartão de Visita - Entretenimento

 A SAHOS é caracterizada por episódios de parada respiratória, causados pelo relaxamento da musculatura da garganta, que ocorre naturalmente durante o sono. A longo prazo, esses eventos podem causar problemas cardíacos, como arritmias e hipertensão arterial, além de alterações hormonais, ganho de peso e até mesmo problemas psíquicos. Além do ronco, que pode representar sérios problemas em relacionamentos.

“É comum os pacientes apresentarem sonolência diurna, podendo inclusive, comprometer a atividade profissional e relacionamentos interpessoais”, afirma o especialista.

Dr. Fabio Calandrini recomenda que pessoas que têm a mandíbula pequena ou a “falta de queixo”, e ao mesmo tempo apresentam roncos durante o sono, procurem o especialista em cirurgia bucomaxilofacial, pois o caso pode requerer uma intervenção cirúrgica conhecida como Cirurgia Ortognática.

 “A cirurgia ortognática é um procedimento que reposiciona os maxilares, ampliando consideravelmente o volume das vias aéreas superiores, podendo curar a Síndrome da Aneia do Sono e ao mesmo tempo, melhorar as proporções faciais”, explica.

Últimas