Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

São Paulo recebe dia 25/01 a Ocupação Hulda Bittencourt: Uma História com a Dança

Em 2024, se estivesse viva, a empresária completaria 90 anos de intensa dedicação à arte que a colocou em um lugar de destaque na dança...

Cartão de Visita|Do R7


Em 2024, se estivesse viva, a empresária completaria 90 anos de intensa dedicação à arte que a colocou em um lugar de destaque na dança nacional

Cartão de Visita - Entretenimento
Cartão de Visita - Entretenimento Cartão de Visita - Entretenimento

Nascida em 28 de julho de 1934, Hulda Bittencourt (1934-2021) foi um marco na história da dança nacional. Fundadora do Estúdio de Ballet Cisne Negro, a artista também se destacou como empresária, coreógrafa e diretora artística da icônica companhia que completa 47 anos em 2024. Toda essa trajetória de sucesso será relembrada na inédita Ocupação Hulda Bittencourt: Uma História com a Dança, em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade a partir de 25 de janeiro, quinta-feira, às 13h. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e, aos sábados, das 12h às 18h, até 02 de março.

Com idealização e curadoria de Dany Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro, e de Marco Prado – conhecido pela curadoria de equipamentos culturais e eventos como o Teatro Estadual de Araras e o FLIV (Festival Literário de Votuporanga) e o Circuito Cultural Paulista (que teve mais de 10 mil apresentações em sua gestão), entre outros grandes projetos –, a grandiosa exposição ocupa o cineclube, o vão central da área de convivencia, a galeria e o hall da Oficina. “Selecionamos mais de 100 peças, considerando vídeos, fotos, figurinos e partes de cenários, para contar a história dessa coreógrafa e bailarina e da jornada da Cisne Negro Cia de Dança. Não me lembro de ver outra exposição sobre o universo da dança com este tamanho, em São Paulo”, comenta Prado.

"A exposição possui um grande significado, pois acontece em um espaço público, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, que homenageia um dos maiores escritores do modernismo brasileiro."

Publicidade

Dany Bittencourt, diretora artística da cia Cisne Negro

Uma prévia da ocupação pôde ser conferida durante o Festival de Dança de Joinville, em 2023, mas, na verdade, essa mostra ficou ainda mais robusta em São Paulo. “O público vai ver os troféus ganhados pela Hulda e pela Cisne Negro, descobrir informações sobre as coreografias criadas pela artista e pelos coreógrafos convidados, assistir a entrevistas especiais e ainda conferir acervos pessoais da artista”, acrescenta o curador.

Publicidade

Estarão reunidas fotos de Hulda com a família, durante seu casamento, junto a algumas de suas alunas e vestida para algumas de suas apresentações. Além disso, haverá trechos de diários, frases e uma cronologia com todas as conquistas da bailarina e de sua companhia. Entre os seus feitos, inclusive, destaca-se a primeira montagem de “O Quebra-Nozes” em São Paulo, tendo o espetáculo já em sua primeira exibição conquistado o prêmio da APCA como “Melhor Espetáculo do Ano”. Em 2023, a obra natalina completou 40 anos consecutivos de apresentações.

A Ocupação Hulda Bittencourt: Uma História com a Dança tem apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Poiesis. 

Publicidade

SERVIÇO

Ocupação Hulda Bittencourt: Uma História com a Dança

Abertura: Dia 25 de janeiro, quinta-feira, às 13h.

Visitação até 2 de março de 2024, segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e, aos sábados, das 12h às 18h.

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo - SP

Fone: 11 3221 5558

A exposição contará com audiodescrição.

Entrada gratuita | Acessibilidade 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.