Tum pá - 10 anos
Espetáculo do Barbatuques no Entre 2024
Cartão de Visita|Do R7
Espetáculo do Barbatuques no Entre 2024
Em sua terceira edição, o Entre promete ampliar os horizontes dos espectadores. Ser uma ponte entre artistas, pesquisadores das artes e das infâncias, e, claro, o público. Esta é a vocação do Entre – Festival das Infâncias realizado pelo Minas Tênis Clube. A temporada de 2024 do Festival chega, ainda, com o objetivo de ultrapassar os limites do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas e de ampliar os horizontes das artes cênicas. Serão cinco espetáculos que contemplam teatro, dança, música e circo, chegando às ruas com a Invasão de Palhaços. E, como fomentar o acesso à arte está em pauta no Entre, os espetáculos no teatro têm preços populares. Confira a programação completa!
Sobre o espetáculo
Tum Pá nasceu como show, em seguida ganhou disco, com 14 faixas e ilustrações de Ionit Zilberman, então um DVD gravado ao vivo junto do público já cativo ao espetáculo. Desde a estreia, Tum Pá foi um grande sucesso de público, refletindo a espontaneidade da infância e a naturalidade com que a criança brinca com o corpo e suas possibilidades.
Tum Pá evidencia o corpo como uma ferramenta acessível e infinita de sons, que podem produzir música. Pássaros e outros bichos, ruídos da cidade, assobios, instrumentos musicais, elementos da natureza, timbres e muito mais, numa jornada musical criativa que brinca com o corpo da cabeça aos pés. O show traz jogos rítmicos, imitações de sons, cantos e brincadeiras. Desperta a escuta e a busca pelos sons do mundo através do corpo.
A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas "instrumentais" em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, eletrônico, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop.
A linguagem pioneira desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal pelo mundo e é referência até hoje. O Barbatuques também mantém atividades em setores distintos como o corporativo e educacional, tornando-se uma significativa ferramenta pedagógica. Recentemente, lançou seu primeiro songbook ‘Barbatuques Volume 1’, com partituras de músicas transcritas e cifradas e um rico material sobre técnicas de música corporal, ferramenta que amplifica o acesso a essa linguagem.
Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein, Taís Balieiro.
Serviço:
Entre - Festival das Infâncias 2024
Tum pá (Barbatuques)
Data: 1/9 (domingo)
Horário: 17h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábados, das 12h às 20h ou até 30
minutos após o início do espetáculo. Domingos e feriados, das 12h às 19h ou
até 30 minutos após o início do espetáculo.
Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.
Mais informações: (31) 3516-1360.
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura
Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 - Lourdes. Belo Horizonte - MG