Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uma Peça de Comédia

Em novo espetáculo do autor e diretor Dan Rosseto, elenco tenta salvar peça ruim e com humor ultrapassado, estreia em agosto na capital...

Cartão de Visita|

Em novo espetáculo do autor e diretor Dan Rosseto, elenco tenta salvar peça ruim e com humor ultrapassado, estreia em agosto na capital paulista em curtíssima temporada.

Estreia no dia 17 de agosto no Teatro Itália o espetáculo “Uma Peça de Comédia”, o novo trabalho do autor e diretor Dan Rosseto. No elenco estão Miriam Palma, André Grecco, Adriano Paixão, Lia Antunes, Juan Albertini e Viviane de Oliveira, além do próprio Rosseto que pela primeira vez atuará em um texto autoral.

“Uma Peça de Comédia” acompanha os bastidores dos ensaios do espetáculo The Fertilization (nome fictício de uma peça dentro da peça) que está a uma semana da estreia. Todavia a produção abandonou o trabalho; e o cenário, figurino, trilha, iluminação e a montagem ainda não foram finalizadas. O elenco está insatisfeito com o diretor Máximo Diógenes e inseguro com o processo de criação, interrompendo o ensaio diversas vezes para debater falas grosseiras e situações inadequadas, que geram humor, mas causam desconforto e constrangimento.

Os atores, preocupados com a recepção do público, tentam convencer a direção que o tom estereotipado e caricato da peça está ultrapassado; e só enxergam o fim de suas carreiras. O diretor, que tem comportamento egocêntrico e abusivo, não dá espaço e tenta convencê-los do contrário, apesar de ter rompantes de otimismo e paixão pelo ofício teatral. O elenco tenta desesperadamente salvar a encenação até a estreia, tendo em vista que Máximo convidou uma temida crítica para assistir um ensaio sem avisá-los. Está armada a confusão que acende a fogueira das vaidades. Os egos de cada um eclodem, criando uma atmosfera de competição e hipocrisia, onde as máscaras caem e a crueldade por vezes dá lugar à razão.

Publicidade

O espetáculo, através de uma metalinguagem tragicômica, alterna os ensaios com a vida pessoal dos atores, oferecendo camadas humanas sobre cada um e trazendo elementos farsescos para a história. Ao repensarem o conceito do espetáculo, o texto abre um debate leve e na medida sobre o humor atualmente: “como fazer comédia sem ofender”? Dan Rosseto se inspirou em obras do cineasta Woody Allen, como os filmes: “Dirigindo no Escuro” e “Tiros na Broadway”; com seus personagens patéticos, levianos e paranoicos, que provocam o riso nervoso por serem hipócritas e completamente ridículos.

As transformações sociais, culturais, de gênero, machismo, sexismo, racismo, etarismo, capacitismo, entre outros temas; que vem acontecendo de forma vertiginosa tem provocado debates e gerado diversas questões sobre o que é “politicamente correto”. O humor coloca todos no mesmo nível: palco e plateia, humanizando as partes, fazendo repensar os estímulos de ambos os lados. É também uma estratégia de sobrevivência, e uma forma descontraída de contribuir para levar informação e um olhar crítico, sem perder o riso e mantendo sua responsabilidade social.

Publicidade

FICHA TÉCNICA:

Texto e direção: Dan Rosseto

Publicidade

Direção de Produção: Fabio Camara

Elenco: Miriam Palma, André Grecco, Adriano Paixão, Lia Antunes, Dan Rosseto, Juan Albertini e Viviane de Oliveira

Iluminador e operador de luz: Jackson Oliveira

Operadora de som: Jorge Leal

Preparação vocal: Gilberto Chaves

Preparação corporal: Marize Piva

Assistência de direção: Viviane Figueiredo

Fotos e vídeos: Erik Almeida

Arte gráfica: André Kitagawa

Assessoria de imprensa: Fabio Camara

Realização: Applauzo Produções, Lugibi Produções, Cão Bravo Produções e Cutucada Cultural

SERVIÇO:

Local: Teatro Itália Bandeirantes. (Av. Ipiranga 344 - República). 290 lugares.

Datas: 17/08 até 14/09 (Quinta 20h)

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia)

Informações: (11) 3131 4262

Vendas pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/85331/d/208238/s/1405421

Duração: 90 min

Classificação: 16 anos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.