Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atores de Hollywood se juntam a roteiristas e também entram em greve

Estúdios de Hollywood agora enfrentam sua primeira paralisação dupla em 63 anos, forçando-os a interromper produções nos EUA e no exterior

Cinema|Lisa Richwine e Dawn Chmielewski

Atores de Hollywood entram em greve nos EUA
Atores de Hollywood entram em greve nos EUA Atores de Hollywood entram em greve nos EUA

Atores de Hollywood entrarão em greve à meia-noite desta quinta-feira (13) após o fracasso das negociações com os estúdios, juntando-se a roteiristas de cinema e televisão que estão em paralisação desde maio e agravando ainda mais a interrupção da produção de dezenas de programas e filmes.

Os estúdios de Hollywood agora enfrentam sua primeira paralisação dupla em 63 anos, forçando-os a interromper muitas produções nos Estados Unidos e no exterior. A greve vai se somar aos danos econômicos da paralisação dos roteiristas, desferindo outro golpe em um setor que luta com as mudanças em seus negócios.

Tanto o SAG-AFTRA — o maior sindicato de Hollywood, que representa 160 mil atores de cinema e televisão — quanto o Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês), que representa os roteiristas, estão exigindo aumentos do salário-base e residuais na era do streaming de TV, além de garantias de que seu trabalho não será substituído por inteligência artificial (IA).

O sindicato dos atores anunciou em uma coletiva de imprensa na quinta-feira que a greve começará à meia-noite, depois que seu conselho nacional votou unanimemente para autorizar a paralisação. O prazo para chegar a um novo contrato expirou na quarta-feira.

Continua após a publicidade

Fran Drescher, ex-estrela do programa de TV The Nanny e presidente da SAG-AFTRA, chamou as respostas dos estúdios às preocupações dos atores de "insultuosas e desrespeitosas".

"Estou chocada com a forma como as pessoas com quem fazemos negócios estão nos tratando", disse Drescher na coletiva de imprensa na sede da SAG-AFTRA. "Eu não posso acreditar, francamente, como estamos distantes em tantas coisas, como eles alegam pobreza, que estão perdendo dinheiro a torto e a direito ao dar centenas de milhões para seus CEOs. É nojento."

Continua após a publicidade

A Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), a associação comercial que negocia em nome de Netflix, Walt Disney Co e outras empresas de produção, disse que estava "profundamente decepcionada com o fato de a SAG-AFTRA ter decidido abandonar as negociações".

O grupo disse que ofereceu “salários históricos e aumentos residuais” e “uma proposta inovadora de IA que protege as semelhanças digitais dos atores”. Os atores temem que suas imagens digitais sejam usadas sem sua permissão ou remuneração adequada.

Continua após a publicidade

“Em vez de continuar negociando, o SAG-AFTRA nos colocou em um curso que aprofundará as dificuldades financeiras de milhares que dependem do setor para sua subsistência”, disse o AMPTP.

A greve de cerca de 11.500 roteiristas fez com que programas de entrevistas noturnos na televisão tivessem reprises intermináveis, interrompeu a maior parte da produção da temporada de TV da temporada de outono no Hemisfério Norte e interrompeu o trabalho em filmes de grande orçamento.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

A paralisação da SAG-AFTRA, que representa desde atores de menor expressão até as maiores estrelas de cinema de Hollywood, encerrará efetivamente as produções remanescentes dos estúdios nos Estados Unidos de filmes e roteiros de televisão.

Isso também prejudicará muitas filmagens no exterior envolvendo talentos do SAG-AFTRA, como a sequência de Gladiador, da Paramount Pictures, que o diretor Ridley Scott está filmando em Marrocos e em Malta.

Em Hollywood, astros enfrentam acidentes, roubo e surto de covid

" gallery_id="61437b1bca90845150000b2a" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/cinema/atores-de-hollywood-se-juntam-a-roteiristas-e-tambem-entram-em-greve-13072023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.