Exposição sobre o diretor Stanley Kubrick traz o machado do filme "Iluminado" a São Paulo
Mostra traz mais de 500 objetos com a marca do cineasta e fica na cidade até janeiro de 2014
Cinema|Marco Bezzi, do R7

Uma imersão no mundo de um dos maiores cineastas de todos os tempos é o que propõe a exposição Stanley Kubrick, que abre hoje para o público no MIS (Museu da Imagem e do Som) e fica na cidade até 12 de janeiro de 2014.
Kubrick (1928-1999) é o autor de obras-primas como Laranja Mecânica (1971), 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), Spartacus (1960), Lolita (1962), Barry Lyndon e O Iluminado (1980). Na exposição, que foi inaugurada em 2004, em Berlim (Alemanha), todos esses filmes ganham salas especiais, onde é possível sentir o clima da obra com parte da cenografia e trilha sonora embalando a visitação.
Ao entrar na sala de O Iluminado, uma placa deixa claro o que virá pela frente: "Não indicado para pessoas sensíveis". Dentro dela, o vestidinho azul das gêmeas loiras, o machado que Jack Nicholson (que faz o papel do zelador Jack Torrance) usa na sequência final do longa e a trilha doentia do filme estimulam o clima de terror.
Em 2001: Uma Odisséia no Espaço, o ambiente todo remete à arte do filme, com luzes e ambiente claro e branco. Uma das fantasias do símio utilizada na sequência inicial da obra está exposta para deleite dos fãs.
No espaço para Nascido Para Matar (1987), é possível deitar em uma das camas do filme. O perfeccionismo do cineasta americano é indelével em todos os objetos da exposição. Roteiros, anotações e cartas enviadas aos estúdios mostram seu grau de obstinação.
Além da exposição, que tem o aval da viúva do cineasta, Christiane Kubrick (presente na abertura para convidados na quinta-feira), uma mostra com seus filmes mais importantes — prévia da homenagem que o cineasta vai receber na 37ª Mostra Internacional de Cinema — será exibida no MIS.
Stanley Kubrick
MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa
De hoje (11) a 12 de janeiro de 2014
Terças a sextas, das 12h às 22h | Sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
Ingresso à venda na recepção do MIS: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).
Às terças-feiras, a entrada no MIS é gratuita