‘FrutaFizz’ é o único brasileiro na competição internacional do maior festival de curtas do mundo
Obra é dirigida pelo cineasta Kauan Okuma Bueno e tem o ator Renato Novaes como protagonista
Cinema|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O filme FrutaFizz, dirigido pelo cineasta Kauan Okuma Bueno, é o único brasileiro na concorrendo na competição internacional do Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, considerado o maior festival de cinema do mundo dedicado a curtas-metragens, além de ser o segundo maior festival de cinema da França, depois de Cannes. A obra é uma das 62 selecionadas entre 8.900 inscritos nesta edição.
Kauan Okuma Bueno está no evento — sua ida foi viabilizada pelo Kinoforum, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa — e celebra a participação.
“Toda história contada é um resgate a partir da memória de alguém. Me sinto extremamente privilegiado pela oportunidade do nosso filme ter sua estreia internacional em um festival tão importante como Clermont-Ferrand. Saber que pessoas de todo o mundo vão poder assistir ao nosso filme simboliza não apenas apresentar um recorte da cultura brasileira, mas também levar junto uma equipe inteira que ofereceu um pouco da própria memória para fabular este filme”, declara.
Na obra, o ator Renato Novaes interpreta o protagonista, Mauro, que embarca numa jornada introspectiva em busca de suas raízes e memórias de infância na cidade que ele acredita ser Gonçalves, em Minas Gerais.
“O filme é uma jornada emocionante pelas memórias mais queridas de Mauro. Foi um processo criativo marcado por carinho, atenção e acolhimento por parte de toda a equipe, em especial ao diretor, resultando em uma experiência verdadeiramente incrível”, diz Renato.
Por trás das câmeras, o destaque fica com o veterano Rodolfo Sanchéz, de 81 anos, um dos maiores diretores de fotografia do cinema brasileiro — responsável pelos filmes Pixote - A Lei do Mais Fraco (1979) e O Beijo da Mulher Aranha (1983).
“Trabalhar com o Kauan foi um exercício revigorante. Unir a minha trajetória na fotografia com esse novo olhar e o frescor da direção dele permitiu criar uma estética que equilibra maturidade e inovação de uma forma muito especial”, afirma Rodolfo.

Vencedor dos prêmios de Melhor Curta-Metragem Brasileiro do 54º Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, e de Melhor Curta de Ficção por Voto Popular do Festival Curta Campo Grande, no Mato Grosso, FrutaFizz é realizado pela Livre Cine Produções com produção associada da Digital 35, Cinecidade Locações, SpecLight, DOT Cine e Mark II Audio Crew; e Produção Executiva de Josmar Bueno Junior e Adriana Okuma.
O curta-metragem é realizado por meio da Lei de Incentivo PROAC do Governo de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Cultura (Cult SP), com patrocínio da West Cargo, Apoio da Casa do Produtor SP, Hospedaria O Quintar di Casa, 1900 Pizzeria, Little Brown Mouse, Recanto dos Sonhos, São Bento do Sapucaí, além de receber apoio para a viagem à França da West Cargo, Sindcine, Locall, ABC, ELectrica e Kinoforum.
Para saber tudo do mundo dos famosos,siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















