Cinema Morre atriz indígena que recusou Oscar em nome de Marlon Brando

Morre atriz indígena que recusou Oscar em nome de Marlon Brando

Sacheen Littlefeather protagonizou um dos momentos mais marcantes da história da cerimônia

Agência Estado - Política
Sacheen Littlefeather, atriz e ativista que recusou Oscar por Marlon Brando nos anos 70

Sacheen Littlefeather, atriz e ativista que recusou Oscar por Marlon Brando nos anos 70

Grosby Group

Sacheen Littlefeather, a ativista e atriz nativa americana que foi vaiada em 1973 ao recusar um Oscar em nome de Marlon Brando, morreu aos 75 anos, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no domingo (2).

No Twitter, a academia recordou uma frase de Littlefeather: "Quando eu me for, sempre lembrem que, cada vez que você defende sua verdade, você manterá minha voz e as vozes de nossas nações e povos".

Há duas semanas, a academia organizou uma cerimônia em seu novo museu de Los Angeles para prestar homenagem a Littlefeather e pedir desculpas públicas pelo tratamento que ela recebeu na cerimônia do Oscar há quase 50 anos.

Littlefeather, que era apache e yaqui, foi vaiada na cerimônia da academia em 1973, na primeira transmissão ao vivo para todo o mundo, quando explicou que Brando, a quem ela representava, recusava o Oscar de melhor ator pelo papel de Don Corleone em O Poderoso Chefão devido ao "tratamento reservado aos nativos americanos pela indústria cinematográfica".

Brando pediu à atriz que rejeitasse o prêmio em seu nome como gesto de protesto.

Durante a homenagem no dia 17 de setembro, a atriz afirmou que naquela ocasião ela subiu no palco "como uma mulher indígena orgulhosa, com dignidade, com coragem, com graça e com humildade". "Eu sabia que tinha que dizer a verdade. Algumas pessoas podiam aceitar. E outras não", disse.

Ela também afirmou que o astro John Wayne teve que ser contido para não agredi-la fisicamente quando deixava o palco.

Littlefeather, membro do Screen Actors' Guild, o sindicato dos profissionais de cinema, teve dificuldade para encontrar trabalho em Hollywood, já que os diretores de elenco foram pressionados a deixá-la de fora das produções.

Últimas