Logo R7.com
RecordPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Oscar 2026: saiba como a Academia escolhe os filmes indicados e vencedores

Até esta sexta (16), cerca de dez mil membros da entidade devem votar nos títulos que serão nomeados à premiação

Cinema|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Início do processo de votação para o Oscar 2026 está em andamento com cerca de dez mil membros da Academia.
  • A lista de indicados será divulgada em 22 de janeiro e a votação dos vencedores acontece em 26 de fevereiro.
  • O filme "O Agente Secreto" foi aceito para possível nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional, com Wagner Moura como um potencial indicado a Melhor Ator.
  • A expectativa aumentou após vitórias no Globo de Ouro e Critics Choice Awards, gerando mais atenção da mídia internacional.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em 2025, 'Ainda Estou Aqui' fez história ao vencer o Oscar de melhor filme internacional Reprodução\Instagram\@theacademy

Enquanto os brasileiros celebram a vitória de O Agente Secreto e Wagner Moura no Globo de Ouro, o Oscar dá início ao processo de votação que define os indicados e vencedores da cerimônia de 2026.

De segunda a sexta-feira (16), cerca de dez mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas devem votar nos filmes que irão concorrer ao prêmio.


LEIA MAIS

Entre os participantes da entidade estão atores, diretores e executivos renomados. Cada um é responsável por votar em sua área de atuação. O resultado das votações, ou seja, a lista de indicados ao Oscar, será anunciada no dia 22 de janeiro.

Após a divulgação dos nomeados, a Academia terá mais de um mês para conhecer melhor os filmes e, em 26 de fevereiro, os dez mil participantes começam a votar nos seus indicados favoritos. Dessa vez, sem divisão por áreas. Todos os membros contribuem em todas as categorias.


Na última terça-feira (6), a Academia anunciou que O Agente Secreto, filme escolhido para representar o Brasil, passou da “pré-seleção” de Melhor Filme Internacional. Isso significa que a produção foi aceita pela Academia e pode ser votada na etapa de seleção dos indicados.

Além dessa possível nomeação, o público brasileiro espera que o protagonista do longa, Wagner Moura, seja indicado como Melhor Ator. Revistas internacionais apostam que o baiano deve competir com Timothée Chalamet, por Marty Supreme, e Leonardo DiCaprio, por Uma Batalha Após a Outra.


A expectativa aumentou após o Globo de Ouro deste domingo (11), quando o diretor Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, e Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer a categoria de Melhor Ator de Drama.

Recentemente, a obra brasileira também venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Com as vitórias, o filme passa a ganhar ainda mais repercussão na mídia internacional, podendo chamar atenção da Academia.

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.