Logo R7.com
RecordPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Por que ‘O Agente Secreto’ e ‘Ainda Estou Aqui’ conquistaram tanto reconhecimento internacional?

Dario Mesquita, professor de Imagem e Som da UFSCar, analisa virtudes dos filmes brasileiros que agradaram público e crítica mundo afora

Cinema|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Wagner Moura e o filme "O Agente Secreto" ganharam prêmios no Globo de Ouro.
  • Especialista afirma que Moura tem grandes chances de ser indicado ao Oscar.
  • A comparação com a premiação de Fernanda Torres em 2025 aumenta as expectativas.
  • Os temas abordados nos filmes sobre a ditadura atraem a atenção do público.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não inglesa. E Wagner Moura ganhou como melhor ator em drama. O vencedor do Globo de Ouro fez questão de celebrar o Brasil em seu discurso de premiação na Califórnia.

O professor de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, Dario Mesquita, analisa o prêmio em entrevista ao Conexão Record News desta segunda-feira (12). Ele caracteriza a notícia como “extremamente positiva”, especialmente pelo fato de que nos últimos dias a vitória de Wagner Moura estava com uma expectativa um pouco mais baixa depois de não aparecer na lista de indicados ao Bafta. “Agora ele tem tudo para ser indicado para o Oscar”, diz o especialista.


Ele também compara a premiação deste ano com Ainda Estou Aqui em 2025, onde a Fernanda Torres ganhou como melhor atriz na mesma competição e categoria. Dario diz que a semelhança dos acontecimentos aumenta a expectativa do público para O Agente Secreto ganhar o Oscar de melhor filme internacional.

O que esses filmes têm de tão especial?

Ao analisar o sucesso dos filmes de Walter Salles e Kleber Mendonça Filho por dois anos seguidos em premiações internacionais de grande relevância, o professor explica ainda que as campanhas de marketing dos dois filmes brasileiros nas premiações foram bastante profissionais e bem-sucedidas. E o momento histórico que eles retratam fazem toda a diferença na hora de serem indicados e vencerem. Segundo ele, a forma delicada, pessoal e familiar com que ambos os filmes abordam o tema da ditadura tem muito impacto e chama a atenção do público.


“Esses dois filmes retratam uma questão do período histórico da ditadura, mas ambos têm um olhar muito delicado sobre a questão, nas questões familiares, questões pessoais, de um microuniverso daquele período histórico, que dá uma marca muito nacional e brasileira para a gente abordar esse tipo de temática mais pesada, politicamente falando, e na questão da violência do meio desse período. Esse toque familiar que eles têm de abordagem, essa rememorização, esse retorno que é só essa memória passada, e fazer uma reconstrução disso [...]. Então eu acho que isso foi bem positivo”, analisa.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.