Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Richard Roundtree, astro de Shaft e primeiro negro herói de filmes de ação, morre aos 81 anos

Artista passou os últimos momentos ao lado da família antes de perder uma rápida batalha contra um câncer no pâncreas

Cinema|

Richard Roundtree não resistiu à batalha contra um câncer de pâncreas
Richard Roundtree não resistiu à batalha contra um câncer de pâncreas Richard Roundtree não resistiu à batalha contra um câncer de pâncreas

O ator americano Richard Roundtree, considerado "o primeiro negro herói de filmes de ação" por seu papel no emblemático filme Shaft, de 1971, morreu nesta terça-feira (24,) aos 81 anos, informou a imprensa dos Estados Unidos.

O Deadline, portal de notícias de Hollywood, informou que o ator, conhecido por abrir o caminho para outros artistas negros da indústria, morreu ao lado da família "após uma breve batalha contra o câncer de pâncreas".

Shaft, no qual Roundtree interpretou o papel do detetive particular John Shaft, gerou uma série de sequências e séries de TV. 

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Cinco décadas depois, Roundtree ainda estava atuando e participou no drama para a televisão Cherish the Day e do filme de comédia Moving On no ano passado.

"O trabalho e a carreira de Richard foram um ponto de inflexão para os protagonistas afro-americanos no cinema", afirmou o agente de Roundtree, Patrick McMinn, em um comunicado enviado à revista Variety.

Publicidade

O papel de Roundtree em Shaft foi aclamado como um clássico pioneiro do gênero blaxploitation, surgido na década de 1970. 

O gênero foi fundamental para estimular Hollywood a finalmente escalar atores negros americanos para papéis de protagonistas. 

"Eu costumava considerar uma faca de dois gumes. Mas muitas pessoas de todo o país — e na verdade de todo o mundo — me procuraram e falaram sobre o que aquele filme significou para elas em 1971", disse Roundtree à emissora NPR em 2019.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.