Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja, morre aos 57 anos 

Cartunista idealizou o personagem infantil na década de 1980 e morreu após complicações da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) 

Cinema|Ricardo Cruz, do R7*

Stephen Hillenburg morreu aos 57 anos
Stephen Hillenburg morreu aos 57 anos Stephen Hillenburg morreu aos 57 anos

Stephen Hillenburg, de 57 anos, criador do personagem Bob Esponja, morreu nesta segunda-feira (26). A informação foi divulgada pelo site da revista americana Variety e confirmada pelo canal Nickelodeon, onde o desenho infantil ganhou fama mundial.

Hillenburg morreu em decorrência de complicações da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) — doença revelada em março de 2017 pelo próprio Stephen.

Em comunicado, a Nickelodeon lamentou a morte do animador. “Estamos muito tristes com a notícia de que Stephen Hillenburg morreu após uma batalha contra a ELA”.

Veja também: Fãs fazem descoberta surpreendente sobre o Bob Esponja

Publicidade

A empresa de entretenimento destacou ainda o caráter criativo do profissional e a relação de amizade que o cartunista criou com todos no ambiente de trabalho. “Ele era um amigo querido e um parceiro criativo de longa data para todos na Nickelodeon, e nossos corações vão para toda a família”, diz a nota. 

Bob Esponja

Publicidade
Personagem infantil foi idealizado pelo animador na década de 1980
Personagem infantil foi idealizado pelo animador na década de 1980 Personagem infantil foi idealizado pelo animador na década de 1980

O cartunista criou a primeira versão do Bob Esponja em 1984. À época, Hillenburg dava aulas de biologia marinha no Orange County Ocean Institute. O personagem só ganharia as caracteríscas atuais anos depois. 

O episódio piloto de Bob Esponja Calça Quadrada foi ao ar em maio de 1999. Meses depois, em 17 de julho, a animação estreou oficialmente na Nickelodeon.

Publicidade

As aventuras do personagem também foram retratadas duas vezes no cinema. Em 2004, Stephen Hillenburg escreveu, produziu e dirigiu o primeiro filme. Em 2015 a história ganhou a sequência Bob Esponja: Um herói fora d'água, que foi roteirizada e produzida pelo cartunista.

De Homer a Bob Esponja: artista cria versões realistas de personagens

*Estagiário do R7, sob supervisão de Thiago Calil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.