Veja 7 motivos para assistir 'A Culpa é das Estrelas' e levar um lencinho
Adaptação do livro de John Green vai arrancar lágrimas a partir de 5 de junho
Cinema|Nathalia Ilovatte, do R7
A atuação de Shailene Woodley, que ficou ótima como Hazel
A atuação de Shailene Woodley, que ficou ótima como Hazel
Quando o livro A Culpa é das Estrelas foi lançado, uma legião de emocionados leitores dominou parques, ônibus, filas, salas de espera. O bestseller virou febre e, quem acabou de ler, emprestou para os amigos, deu de presente, recomendou na internet, publicou trechos no Facebook e releu para derramar mais lágrimas.
Por isso, a adaptação da história escrita por John Green para os cinemas chega com o peso das expectativas dos mais de 1 milhão de leitores do mundo todo, e também de quem não leu, mas ouviu um relato comovido de um amigo e está convencido de que precisa conhecer Hazel Grace e Gus um pouco melhor.
A todas essas pessoas, uma boa notícia. O filme A Culpa é das Estrelas é mais do que uma história bonita. Ele reúne a leveza do amor adolescente, com as piadas, a timidez e as intermináveis conversas por SMS, à densidade da batalha contra uma doença terminal e a consciência de que a vida está chegando ao fim.
A pouca idade dos personagens não faz de A Culpa é das Estrelas um filme simples nem o reduz à categoria infanto-juvenil. Entre humor, drama e reviravoltas, a trama é bem amarrada, os personagens têm complexidade e o longa consegue fazer o espectador deixar a sala de cinema sensibilizado, para não dizer destruído e desfeito em lágrimas.
Desde os 13 anos, Hazel luta contra um câncer. Por causa dele, vive ligada a um tubo de oxigênio por ter apenas metade do pulmão e sérias dificuldades para respirar. Aos 16 anos, a mãe a leva ao médico por acreditar que a filha está com depressão, um dos efeitos conhecidos da doença, e a menina é incentivada a frequentar, a contragosto, um grupo de apoio para jovens nas mesmas condições.
É lá que Hazel conhece o divertido e otimista Gus Waters, que superou o câncer nos ossos e vai à reunião do grupo para apoiar o melhor amigo, Isaac, prestes a passar por uma cirurgia de retirada dos olhos. A paixão é instantânea, mas Hazel reluta a se render ao romance por saber que pode perder para a doença a qualquer momento.
Embora o câncer seja assunto recorrente na trama, nem a história, nem os personagens, se resumem à doença. O tratamento, aliás, fica em segundo plano nas descobertas de dois jovens que estão vivendo as melhores experiências da vida pela primeira vez e certos de que têm pouco tempo para aproveitá-las.
Além das excelentes atuações de Shailene Woodley e Ansel Elgort, dois novatos que encaram personagens difíceis com maestria, A Culpa é das Estrelas tem combinações comoventes de fotografia e trilha sonora, e não perde o ritmo do começo ao fim. Guarde os lencinhos para 5 de junho.
Leia também
Para chorar: Ed Sheeran divulga trilha sonora de 'A Culpa é das Estrelas'
Assista o primeiro trailer do romance adolescente 'A Culpa é das Estrelas'
{ "data": { "id": "537f9eb4d8ea62ac52023be5", "name": "", "dimensions": "", "namespace": "videos", "content": "%3Ciframe%20width%3D%22560%22%20height%3D%22315%22%20src%3D%22%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FnkqVm5aiC28%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E" }, "embedded": { "_id": "537f9eb4d8ea62ac52023be5", "content": "%3Ciframe%20width%3D%22560%22%20height%3D%22315%22%20src%3D%22%2F%2Fwww.youtube.com%2Fembed%2FnkqVm5aiC28%22%20frameborder%3D%220%22%20allowfullscreen%3E%3C%2Fiframe%3E", "dimensions": "", "embeddable_id": null, "name": "", "disable_adv": false, "section_name": "entretenimento", "videos": [] } }