Veja quais são os 7 pontos fortes da animação 'Raya e o Último Dragão'
Novo filme da Disney traz história inspiradora, visual deslumbrante e humor que promete conquistar pessoas de todas as idades
Cinema|Felipe Gladiador, do R7
Raya e o Último Dragão é a mais nova aposta da Disney no mundo das animações. O filme estreia mundialmente nesta sexta-feira (5), em locais onde os cinemas estiverem funcionando e também através de streaming.
Na trama, conhecemos a corajosa Raya, uma garota que vive em um mundo dividido entre povos que não se dão bem. Na antiguidade, os reinos eram unidos e tinham dragões como protetores, mas as criaturas mágicas desapareceram ao salvar a todos de forças malignas.
Após algo terrível acontecer, Raya precisa embarcar em uma jornada com vários perigos para tentar encontrar o paradeiro de Sisu, último dragão visto, e ajudar a humanidade.
Confira abaixo quais são os principais pontos positivos dessa animação.
1) Uma história inspiradora
Talvez a melhor parte de Raya e o Último Dragão esteja no poder por trás de sua narrativa cheia de esperança. A trama incentiva reflexões sobre confiança, amizade, resiliência e, principalmente, sobre união. Com um roteiro esperto e ágil de Qui Nguyen e Adele Lim, o filme caminha para um final surpreendente e muito emocionante. Apesar de ter ação e humor de sobra, a animação conquista em seus momentos mais introspectivos.
2) Visuais que impressionam
Que a Disney costuma entregar visuais de qualidade, ninguém pode negar, mas aqui a empresa consegue elevar mais uma vez o nível dos detalhes em tela. Quando você repara em cabelos e pelagem de personagens, texturas de roupas e na água, importante elemento para a história, é difícil não se impressionar. Raya e o Último Dragão alcança um realismo que enche os olhos.
3) Humor característico da Disney
As piadas e "sacadas inteligentes" também já são parte fundamental das animações da Disney, por isso o roteiro de Raya privilegia momentos muito divertidos, mesmo que no meio de uma trama cheia de tensão. Seja com humor físico ou com tiradas mais elaboradas, o filme com certeza vai arrancar algumas boas risadas de quem assiste.
4) Um novo mundo original
Uma das coisas mais interessantes desta animação é que somos apresentados a um novo universo original. Antes de ser dividida, a terra onde vive Raya era conhecida como Kumandra. Depois do sumiço dos dragões e da guerra entre os povos, o local se separou em cinco reinos diferentes, que juntos têm o formato de um dragão: Coração, Coluna, Presa, Cauda e Garra. Toda a cultura e mitologia apresentados envolvem e despertam a curiosidade. Com visuais inspirados no sudeste asiático, Kumandra é um prato cheio para a imaginação e faz pensar sobre as possibilidades a serem exploradas caso a Disney decida voltar a trabalhar novamente com Raya no futuro.
5) Personagens carismáticos
Uma gangue formada por uma bebê e três macacos? Um menino que sozinho comanda um barco? Um grandalhão assustador com coração mole? É realmente complicado não cair nos encantos de personagens tão simpáticos de maneiras distintas. As relações criadas na animação são muito bem construídas, especialmente a de Raya com Namaari. O roteiro apresenta rapidamente cada um dos personagens, mas mesmo assim consegue tornar todos cativantes por trabalhar com cuidado na personalidade deles.
6) Dublagem impecável
O R7 conferiu, a convite da Disney, a versão original de Raya e o Último Dragão, em inglês, mas a animação também estará disponível dublada em português. O time de vozes escalados tem nomes de peso como Sandra Oh, Daniel Dae Kim, Benedict Wong e Gemma Chan, todos desempenhando de maneira excelente seus papeis. O destaque fica para Kelly Marie Tran, de Star Wars, que dubla Raya, e Awkwafina, de Oito Mulheres e Um Segredo e Podres de Ricos, que dubla o dragão Sisu. Ambas são extremamente carismáticas e parecem escolhas perfeitas para as vozes das personagens. Awkwafina, com seu já conhecido "timing" para o humor, entrega uma performance fantástica.
7) Protagonista 'perfeita'
Com apelo para todas as idades, Raya e o Último Dragão acerta ao trazer uma protagonista real e encantadora. Assim como qualquer pessoa, Raya tem qualidades e defeitos, acerta e erra, e é aí que podemos dizer que ela é "perfeita", pois não é uma heroína idealizada. Ela luta pelo que acredita, mas nem sempre faz as melhores escolhas para alcançar seus objetivos, e é o lado humano que torna Raya uma grande personagem.
Veja abaixo o trailer de Raya e o Último Dragão, que está disponível em cinemas e na plataforma de streaming Disney Plus por um custo adicional