Angelina Jolie revela que filha sofreu racismo após cirurgia
Ao entrevistar médico que estuda diferentes tipos de pele, atriz citou exemplo de informação errada passada por uma enfermeira
Famosos e TV|Do R7

Angelina Jolie revelou uma situação de racismo que passou com a filha Zahara, de 16 anos.
A atriz entrevistou o médico Malone Mukwende para a revista Time. Malone é responsável por um estudo sobre doenças que se manifestam de maneiras diferentes em cada tipo de pele.
O médico lançou um livro sobre o assunto, chamado Mind the Gap, e uma plataforma virtual com o intuito de empoderar as pessoas com conhecimento sobre saúde. Segundo Malone, na faculdade de medicina, a pele branca era sempre referência para estudar doenças e irritações.
Ao falar sobre o assunto, Jolie citou algumas experiências que viveu com a família: "Eu tenho filhos de diferentes origens, e eu sei que quando todos pegamos uma alergia na pele, parecia drasticamente diferente dependendo da cor da pele deles. Mas sempre que eu olhava nos prontuários médicos, a referência era sempre a pele branca".
A atriz ainda revelou um caso que aconteceu com uma de suas filhas: "Recentemente, minha filha Zahara, que eu adotei na Etiópia, precisou fazer cirurgia e depois disso a enfermeira me disse que deveria ligar para eles caso a pele dela 'ficasse rosa'".
Leia também
Malone explicou então de onde surge o problema: "Foi esse o tipo de coisa que eu comecei a perceber a princípio. Quase toda a comunidade médica é ensinada dessa forma. Existem uma linguagem e uma cultura na profissão médica porque foi feito dessa forma por muitos anos, e como ainda estamos fazendo assim depois de todos esses anos, não parece ser um problema".
De acordo com o médico, a falta de diversidade pode também prejudicar os pacientes fisicamente: "No entanto, como você ilustrou, é muito problemático para um grupo de pessoas da população, porque simplesmente não vai acontecer dessa forma [em uma pele negra] e se você não souber disso, provavelmente não ligará para o médico".
Jolie é mãe de Zahara, Shiloh, Vivienne, Maddox, Pax e Knox.