Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Augusto Cury dá dicas para uma vida melhor no 'Programa Ressoar'

Psiquiatra, escritor e professor também conversou com o R7 para ensinar técnicas que ajudem nas mudanças pessoais para 2022

Famosos e TV|Felipe Gladiador, do R7

Ionice Silva e Augusto Cury nos bastidores do 'Programa Ressoar'
Ionice Silva e Augusto Cury nos bastidores do 'Programa Ressoar' Ionice Silva e Augusto Cury nos bastidores do 'Programa Ressoar'

Augusto Cury é o convidado especial do Conexão Social, quadro do Programa Ressoar que vai ao ar no próximo domingo (23). 

O psiquiatra, professor e escritor esteve nos estúdios da Record TV, em São Paulo, e foi entrevistado por Ionice Silva, presidente do Instituto Ressoar e apresentadora da atração.

Durante o bate-papo, Cury falou sobre diversos assuntos, dando dicas e conselhos para os espectadores ressignificarem suas vidas e conseguirem mudar suas histórias. Tema perfeito para quem quer melhorar, prosperar, evoluir e crescer. 

Nos bastidores da atração, o escritor, considerado o mais lido do país, também falou com o R7 sobre como as pessoas podem começar a cumprir as resoluções neste novo ano que ainda está no primeiro mês.

Publicidade

"A palavra-chave é treinamento. Tem que haver treinamento todos os dias para formar janelas saudáveis, arquivos saudáveis, para produzir plataformas para expressividade espontânea de características de personalidade", começou Augusto.

O escritor exemplificou que não adianta prometer mudanças sem se comprometer a exercitar o que, de fato, pode ajudar: "Então vamos lá: uma pessoa que é pessimista e que fala: 'Nesse novo ano eu vou ser otimista'. É uma promessa, só que daqui a pouco vem uma notícia ruim, ela desaba, volta a chafurdar na lama do negativismo. Uma pessoa que é impulsiva, bateu-levou. Ela promete que vai ser controlada, então ela fica assim durante alguns minutos, mas como toda característica de personalidade é baseada não apenas num arquivo isolado, numa janela solitária, mas sim numa plataforma, é necessário construir novas janelas que neutralizam o poder desses arquivos que financiam características ruins". 

Publicidade

Augusto ainda ensinou uma técnica que pode ser muito útil para essas mudanças: "A técnica é chamada 'DCD': duvidar, criticar e determinar. Duvidar de tudo que a controla, criticar ideias perturbadoras e emoções tensas e determinar estrategicamente ser livre de si mesma. Fazendo isso, várias vezes por dia, no silêncio da mente, a pessoa está treinando. Se ela faz isso como o andar, se ela der algumas dezenas de passos em sua mente, é um treinamento. Aí sim esse treinamento pode construir uma base para que as pessoas sofram mudanças reais. Caso contrário, levamos para o túmulo grande parte dos defeitos de personalidade que detestamos".

O poder da técnica pode ajudar em diversos problemas e dúvidas que as pessoas tenham sobre si mesmas, segundo o autor: "Uma pessoa que tem baixa autoestima, ela acha que o seu corpo não é belo, que não encanta, que não é querida. Isso se tornou uma verdade para ela, e essa verdade é mais poderosa para ela do que um milhão de pessoas dizendo o contrário. Faz parte da essência dela. Agora, se todo dia ela duvida do padrão tirânico de beleza, se ela critica essa autopunição e se ela determina se sentir bela, brincar, sorrir, isso vai se tornando uma série de passos espontâneos que ela vai dando. Ainda que ela recaia, quebre a cara em alguns momentos, ela vai reciclando o portfólio da sua personalidade".

Publicidade
Ionice Silva, Augusto Cury e Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV
Ionice Silva, Augusto Cury e Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV Ionice Silva, Augusto Cury e Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV

Conexão Social

Ionice Silva, presidente do Instituto Ressoar, falou sobre a importância de receber o escritor para o bate-papo no Conexão Social: "Eu fico feliz de hoje estar à frente do programa e poder divulgar o trabalho dele. É uma honra, eu não tenho nem palavras para dizer o quanto eu estou grata de estar aqui, vivenciar esse momento".

Augusto Cury não tem costume de dar entrevistas e explicou ao R7 porque escolheu conversar com Ionice: "Eu raramente dou entrevista. A cada cem que me procuram, eu atendo uma (risos). A Ionice é uma amiga de longa data, já dei palestras de gestão de emoção aos colaboradores da Record TV. Nós temos que ser construtores de amigos. Numa existência assombrosamente breve para ser vivida e dramaticamente longa para se errar, nós temos que ser colecionadores de amigos. Então, apesar de eu não dar entrevistas, procuro colecionar amigos. Quando você consegue agir como um garimpeiro de ouro, você vai explorando os tesouros que há em cada ser humano. Coisas lindas do seu lado, que você não vê".

E essa não foi a primeira participação de Cury no Conexão Social. Ionice, que já recebeu o escritor outras vezes, disse que, antes de se tornar amiga dele, era uma fã de seu trabalho: "É uma honra muito grande conhecê-lo pessoalmente, principalmente sabendo que ele é a pessoa que sempre coloca nos livros, nas entrevistas aquilo que a gente imagina que é o exemplo de alguém que vive o que fala. Ele carrega uma mensagem para a humanidade que vai ficar para as próximas gerações, de transformação de vida. Ele transformou a minha quando eu passei por um momento bem difícil. E depois disso eu falo para ele que virei uma embaixadora do trabalho dele porque eu comecei a distribuir o livro dele Você é Insubstituível para todo mundo, dar de presente".

O escritor ainda aproveitou para registrar algumas pílulas em vídeo especialmente para o programa, em diferentes ambientes da emissora. 

Com mais de 6 milhões de seguidores no Instagram, Cury explicou que demorou a entrar para as mídias sociais e falou sobre como lida com a internet: "Eu quero ajudar as pessoas, e seu estiver fora das redes sociais, eu vou estar apenas nos livros e as pessoas cada vez leem menos. Hoje eu tenho 6 milhões que me seguem. Eu às vezes faço lives imprevisíveis. Não falo o horário, nem o tema. Quem pegar, pegou".

Para finalizar a conversa com o R7, ele se mostrou grato ao carinho que recebe do público: "Eu fico feliz de poder contribuir com a humanidade. É isso que me motiva. Não é o sucesso, não é ser o psiquiatra mais lido do mundo. O que eu posso contribuir, o que eu posso levar as pessoas a abrirem o cofre de suas mentes, isso me encanta, me motiva". 

Marque na agenda: o Programa Ressoar especial com Augusto Cury vai ao ar no domingo (23), a partir de 16h30, na Record News

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.