Chocolate causa enxaqueca em criança? Na dúvida, filha de Virginia Fonseca evita
Estudos associam consumo do doce com o aparecimento de dor de cabeça, mas os mecanismos fisiológicos por trás disso não são claros
Famosos e TV|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A influenciadora Virginia Fonseca disse que já não dá chocolate preto para a sua filha mais velha, Maria Alice. O motivo, segundo ela, é que a criança de 4 anos sofre de fortes dores de cabeça quando come o doce. Agora, a menina só saboreia o tipo branco. Mas o chocolate tem essa capacidade de causar enxaqueca?
A resposta ainda não é clara para a ciência. A enxaqueca afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, mas não é totalmente compreendida pela medicina.
Muitos estudos associam o consumo de chocolate com o aparecimento das dores de cabeça, mas, cientificamente, os mecanismos fisiológicos por trás disso não estão claros. Os dados específicos sobre crianças são ainda mais raros.
O que é possível afirmar é que o chocolate pode ser um gatilho em pessoas que têm um tipo de dor de cabeça como a enxaqueca. O doce em si não é a causa do desconforto.
LEIA MAIS
Como saber qual alimento causa enxaqueca?
Para se identificar que um alimento desencadeia a enxaqueca, a Association of Migraine Disorders, dos Estados Unidos, afirma que os sintomas devem começar dentro de 24 horas a partir do momento em que ele é consumido, e essa associação deve se repetir em mais da metade das vezes em que o alimento é ingerido.
O que tem no chocolate preto?
O doce tem como base o cacau. Além dele, há diferentes substâncias como compostos químicos semelhantes a cafeína, que podem ser um estimulante do sistema nervoso central. A tiramina, por exemplo, pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos e desencadear enxaqueca em algumas pessoas. O chocolate também é rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que podem impactar na circulação sanguínea cerebral.
E o chocolate branco?
A versão branca do chocolate tem manteiga de cacau como um dos principais ingredientes. Em termos gerais, ele representa um risco menor de provocar dores de cabeça. Por outro lado, é rico em açúcar e gorduras saturadas, por isso, deve ser consumido com moderação.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















