Chris Flores dá sete dicas infalíveis para as mães trabalhadoras: “Livre-se da culpa e da ansiedade”
Apresentadora fala sobre própria experiência ao conciliar um programa ao vivo com a família
Famosos e TV|Bruna Ferreira, do R7

Bom dia! Apresentadora de um programa ao vivo e diário na Record, casada com o fotógrafo Ricardo Corrêa e mãe do pequeno Gabriel, Chris Flores decidiu ajudar as mães que, como ela, tiveram que aprender a conciliar a carreira de sucesso com a maternidade.
Chris fala com a propriedade de quem viveu na pele o desafio e de quem teve contato com inúmeros especialistas na área da educação: “Vou dar algumas dicas que eu costumo aplicar no meu dia a dia e que funcionam”.
Veja as sete dicas de Chris Flores para as mamães trabalhadoras:
1) Estabelecer uma rotina para a criança
"A criança precisa ter uma rotina desde quando nasce. Hora de trocar a fralda, de dar banho, de dar a comida, para ela se sentir segura e para desenvolver melhor o organismo. Quando a mãe não tem uma rotina muito certa, como é o meu caso, ela precisa estabelecer uma para a criança, pelo menos. Horários para dormir, comer, tomar banho, fazer atividades"
2) Ter sempre alguém presente na rotina do filho
"Se a mãe não consegue estar presente o tempo todo, ela precisa de alguém que esteja. Pode ser o pai, a avó, uma tia, alguém de confiança, a escola. Eu sou super a favor da escola de tempo integral para as mães que trabalham muito. Lógico, que tem escola que não presta, por isso é preciso procurar bastante, pois eles estão mais preparados. É bom perguntar se a escola tem um nutricionista, que cuida da alimentação das crianças, e um cuidador, para ficar de olho quando eles não estão em aula ou em atividades. Também é muito bom se a escola oferecer atividades extracurriculares. O Gabriel faz judô e futebol na escolinha"
3) Matricular a criança em uma escolinha próxima
"Outra dica é arrumar uma escola perto da casa ou do trabalho da mãe para o caso de qualquer emergência ou para levar ou buscar o filho na escola. Como de manhã, eu estou ao vivo no Hoje em Dia, não consigo levar o Gabriel, mas faço questão de buscar o meu filho, sempre que possível. Procuro marcar os compromissos para antes ou depois da saída dele da escolinha"
4) Reservar um tempo para o filho sempre
"Eu tento não marcar compromisso para o período da noite, por isso quase não vou aos eventos, nem sou fotografada, pois é o tempo que tenho para estar com ele. Prefiro deixar de lado qualquer coisa para ficar com ele. Dou o banho, o jantar, assistimos TV juntos"
5) Investir na qualidade do tempo que passa com a criança
"É importante estar junto de verdade. Não interessa se a mãe só tem uma hora do dia para ficar com o filho. Eles não têm essa noção do tempo. A criança ainda não vem com cronômetro [risos]. O que importa mesmo é a qualidade do tempo. A mãe pode ficar o dia todo em casa, mas se ela usa apenas para os afazeres domésticos e para sair, não adianta"
6) Chega de culpa
"A mulher que trabalha, ela se culpa demais. A culpa sempre vai existir, mas a gente tem que minimizar de todas as formas possíveis, pois só gera mais ansiedade e nervosismo. A gente acaba descontando na criança, que acaba sentindo o mesmo. Livre-se da culpa e da ansiedade"
7) Aproveita a folga com a família
"Toda mãe que trabalha tem dia de folga ou fim de semana. Eu aconselho dedicar esses dias para você e para a família. Quando nossa família está bem, quando estamos felizes, o dia é sempre mais gostoso"