Cristina Mortágua passa por dificuldade financeira: 'Quebrada'
Musa dos anos 1990 enfrentou crise devido à pandemia da Covid-19 e diz que ficou quase 20 dias comendo apenas arroz puro
Famosos e TV|Aurora Aguiar, do R7
Cristina Mortágua, de 51 anos, musa dos anos 1990, vem enfrentando dificuldades financeiras. Desempregada há quase dois anos, a modelo contou ao R7 que ficou sem nenhuma fonte de renda desde o início da pandemia da Covid-19 e vem sobrevivendo graças às doações de pessoas desconhecidas e à venda de objetos pessoais.
"Passei do dia 28 de dezembro de 2020 até o dia 16 de janeiro de 2021 comendo só arroz puro. Mais nada", recordou. "Vendi roupas que tinha e todas as minhas bolsas de grife. Só sobrou uma Chanel que eu coloquei em um aplicativo de vendas e no meu Instagram. Vendi uma por R$ 24 mil no começo da pandemia. Foi o que 'salvou a minha lavoura'. Só que a fonte secou", relatou a modelo, que, após ser despejada, vive em um apartamento que pertence à mãe. "E é ela quem paga o meu condomínio", acrescentou.
Assumo que eu estou quebrada%2C vou me aceitar assim e irei pedir ajuda
Com contas acumuladas, Cristina confessou certo desespero, mas disse que não perdeu a fé nem a esperança de dias melhores. "Fiquei com muita vergonha [...] Assumo que eu estou quebrada, vou me aceitar assim e irei pedir ajuda", desabafou a modelo, que estuda a possibilidade de criar uma vaquinha online para minimizar as despesas.
Durante a entrevista, Cristina descreveu ainda como era a relação dela com o dinheiro antes da crise. "Descobri um pouco tarde que eu tinha vício em compras. Comprava roupas, porque eu era modelo e queria andar bem-vestida para poder receber os melhores cachês. Mimava meu filho [Alexandre, da união com o ex-jogador Edmundo] com tudo que ele podia imaginar. Tive bons funcionários, fui privilegiada... Mas perdi todos os meus luxos. Se eu estou passando por isso hoje, é porque precisava. Então, agora, quando me reconstruir — porque eu vou — eu vou saber economizar."
Além da falta de dinheiro, Cristina revelou que enfrenta uma depressão. Ela disse que há dias em que, "sem forças para levantar", não consegue nem mesmo sair da cama e que a exposição que faz da própria vida nas redes sociais é uma forma de ajudar e "salvar" outras pessoas.
Cristina encerrou a entrevista dizendo que uma de suas esperanças é receber uma quantia de um processo judicial que ganhou contra uma revista. "Já ganhei em todas as instâncias, inclusive de execução. A dívida está em R$ 180 mil, mas o dono da publicação simplesmente não paga. Se ele pagasse, eu poderia pagar a todas as pessoas que devo e ainda começaria um negocinho para trabalhar em casa."