Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Deputada invade Ibama, em Manaus, para soltar capivara Filó

Joana Darc (União Brasil) entrou correndo no órgão público e tentou abrir à força o recinto onde está o animal 

Famosos e TV|Do R7


Deputada Joana Darc (União Brasil) invade unidade do Ibama
Deputada Joana Darc (União Brasil) invade unidade do Ibama

Neste domingo (30), a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) foi ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama, em Manaus, para acompanhar a devolução da capivara Filó ao influenciador Agenor Tupinambá, que recebeu o direito da tutela provisória do animal. Porém, a parlamentar invadiu o ordem público para soltar o animal.

Durante uma transmissão realizada nas redes sociais, Joana reclamou que estava há três horas na frente do Ibama e que o órgão público ainda não havia realizado a devolução do animal. Então, ela correu para dentro do Centro de Triagem junto da equipe dela para tentar soltar a capivara à força, mas foi barrada por seguranças do local.

Em um momento da transmissão, Joana Darc procura uma chave dentro de uma sala do Ibama e tenta abrir o recinto onde a capivara estava, mas é impedida. Um delegado presente no local argumentou que a entrega de Filó para o influenciador ainda não tinha acontecido porque um oficial de justiça deveria estar presente para o cumprimento da sentença

A deputada argumentou que, segundo a sentença judicial, ela poderia fazer uma fiscalização do Cetas. Ela mostrou supostas irregularidades na unidade do Ibama, como medicamentos que estariam vencidos e a presença de animais domésticos no local, como cães, o que seria contraindicado para um espaço com animais silvestres.

Publicidade

Entenda o caso

A Justiça determinou que a capivara Filó, que havia sido entregue ao Ibama, volte a morar com o influenciador Agenor Tupinambá. O órgão público havia retirado o animal do tiktoker e multado o jovem em R$ 17 mil por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

Agenor é um jovem ribeirinho que vive em Autazes, cidade a 111 km de distância de Manaus, no Amazonas. Ele faz sucesso nas redes sociais mostrando o dia a dia e os cuidados com os animais, como Filó, o que foi considerado exploração animal pelo Ibama.

Publicidade

O caso ganhou grande visibilidade nas redes sociais e houve uma movimentação do influenciador e de internautas para pedir que a capivara fosse devolvida. O tiktoker ganhou o apoio da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que compartilhou a decisão judicial que concedeu a guarda provisória do animal ao jovem.

"Pelos diversos vídeos publicados, constata-se que o autor, morador de zona rural de um pequeno município do interior do estado do Amazonas, vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais ali existentes. Não há muros ou cercas que separam o casebre do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circundam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Não há animais de estimação na casa do autor porque o seu quintal é a própria Floresta Amazônica. Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil. Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência para que, até o desfecho da lide, seja deferida a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Bruce Tupinambá. Como consequência, determino que o IBAMA seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente", disse o juiz Márcio André Lopes Cavalcante na decisão.

O magistrado também determinou que o transporte de Filó da sede do Ibama para a casa do influenciador seja feita de maneira segura e com o acompanhamento de um biólogo ou veterinário. Além disso, o ribeirinho também é obrigado a informar as condições de saúde do animal periodicamente a um juiz e facilitar o acesso de órgãos ambientais para a fiscalização.

Conheça Filó, a capivara que morava com o influenciador Agenor Tupinambá

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.