Famosos e TV Falta de noção ou respeito? Programa debate brincadeiras que viralizaram na internet

Falta de noção ou respeito? Programa debate brincadeiras que viralizaram na internet

Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira analisou o caso do médico Victor Sorrentino e da cirurgiã plástica Caren Trisoglio Garcia e deixou alertas importantes

  • Famosos e TV | Ana Carolina Cury, Do R7

Criar brincadeiras é uma atitude típica dos jovens. Mas, atualmente, está na moda gravá-las e divulgá-las no universo online, por pessoas de todas as idades. E quando se trata de pegadinhas propagadas na internet, muitas têm causado polêmica por serem pesadas, ofensivas, esquisitas e até perigosas.

Um exemplo recente, foi o vídeo divulgado pelo médico Victor Sorrentino que continha uma piada misógina. Ele assediou, em português, uma mulher muçulmana perdendo o limite do aceitável e, por pouco, não foi condenado a anos de prisão no Egito. Sorrentino foi detido em maio, no Cairo, capital do Egito, mas, conseguiu ser liberado pelas autoridades do país e chegou ao Brasil no último domingo (6) .

O médico Victor Sorrentino: piada misógina e risco de prisão no Egito

O médico Victor Sorrentino: piada misógina e risco de prisão no Egito

Reprodução / Record TV

Além desse exemplo, a postura da cirurgiã plástica Caren Trisoglio Garcia, também repercutiu negativamente. A médica compartilhou na internet vídeos em que mostra sacos plásticos com gordura humana e até pedaços de pele de pacientes.

Ambos os casos foram retratados no programa Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira (10). “Na sua opinião, as pessoas estão perdendo a noção? Vale tudo para atrair mais seguidores ou essas brincadeiras acabam revelando o que há no interior?” questionou o apresentador, o Bispo Eduardo Bravo.

Durante as participações ao vivo, a influenciadora digital Amanda Zafra destacou que as pessoas estão perdendo o senso de limite em busca de audiência. “Percebo que, para viralizar, muitos internautas deixam de lado qualquer ética. Para mim, isso mostra que eles não têm noção. Em vez de postarem conteúdos que edificam, visam chamar atenção, custe o que custar, ofenda quem ofender. E, o pior, é que tem gente que acha graça em vídeos assim”.

Jovens que exageram

A moda da nova geração é ser digital influencer. Se tornar famoso nas redes sociais está na lista dos sonhos de milhares de crianças e adolescentes. Isso porque já faz alguns anos que as redes sociais deixaram de ser apenas um meio alternativo para compartilhar informações e tornaram-se uma forma de conquistar fama.

Então, em nome de ter um perfil bombado muitos jovens apostam na gravação de vídeos com brincadeiras e piadas sem graça e perigosas, visando as curtidas. “Eu sou jovem e posso dizer que somos influenciados a todo momento para sermos vistos nas redes. E, nessa busca por aceitação, muitos passam por cima de valores. Li, recentemente, uma matéria de um rapaz que fazia trollagens com a própria mãe e, por conta delas, ficou famoso. Assusta como as pessoas não percebem a gravidade dessas atitudes”, opinou a estudante de direito, Marcela Vasconcelos.
 

Resultado da enquete

As pessoas votaram e, de acordo com a terceira parcial da enquete, 69% afirmaram que os internautas que fazem essas brincadeiras perderam a noção, 9% acreditam que vale tudo para atrair seguidores e 22% pensam que, com essa postura, revelam sua verdadeira face.
A plataforma de gerenciamento de mídias sociais Hootsuite divulgou que os usuários passam, em média, 11 minutos por dia no YouTube. Essa e outras plataformas, como Tik Tok, Vímeo, entre outras, colecionam bilhões de usuários e visualizações diárias, o que torna um terreno fértil para quem busca likes e visualizações.

Por isso, o Bispo Eduardo Bravo deixou um alerta: “É importante que as pessoas tenham responsabilidade. O influenciador não é apenas aquele que tem milhares de seguidores. Se você tem cinco seguidores, você já é um influenciador na vida desses cinco. Por isso, brincadeiras de mal gosto precisam ser banidas. Vamos ter mais consciência do que compartilhamos nas redes”, alertou o Bispo Eduardo Bravo.

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional e Facebook.

Últimas