Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gretchen é condenada a indenizar seguidor por expor crítica na web, mesmo sem ofendê-lo

Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da Anacrim-RJ, explica por que a cantora terá que pagar R$ 5.000 ao internauta

Famosos e TV|Do R7

Ao expor comentário, Gretchen teria incitado hate contra seguidor
Ao expor comentário, Gretchen teria incitado hate contra seguidor Ao expor comentário, Gretchen teria incitado hate contra seguidor

Recentemente, Gretchen foi condenada a indenizar um de seus seguidores em R$ 5.000, após ter exposto um comentário dele em suas redes sociais. Tal exposição provocou inúmeros ataques ao seguidor e, por conta disso, ele processou a cantora e buscou seus direitos na Justiça.

Tudo começou quando a rainha do rebolado anunciou em seu Instagram que iria leiloar um de seus figurinos de trabalho para arrecadar verba para ajudar pessoas em tratamento contra a Aids, e o seguidor disse que achava a roupa "feia", apesar de considerar a ação da cantora relevante.

Apesar de Gretchen não ter ofendido o seguidor no momento em que expôs o comentário dele para rebatê-lo, o juízo entendeu que a cantora deveria ser condenada em primeira instância e ela ainda teve seus recursos negados pela Justiça. Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da Anacrim-RJ, o advogado José Estevam Macedo Lima explica por que a cantora acabou sendo condenada, mesmo sem atacar o rapaz diretamente.

“Entendo que o objeto da ação consiste na valoração sobre um comentário, se ele extrapola ou não o limite da liberdade de expressão. O juízo entendeu que o comentário atinge diretamente um bem protegido pela Constituição Federal, em seu artigo 5º inciso X, qual seja, a imagem, e que a ré estaria compartilhando o comentário com claro intuito de atingir a imagem e a honra do autor (seguidor)”, esclarece o especialista.

Publicidade

E completa: “O limite à liberdade de expressão existe e deve ser respeitado, principalmente nas redes sociais, que potencializam um pensamento e/ou um comentário de forma avassaladora. Precisamos combater o julgamento nas redes sociais e a disseminação de ódio. A sentença se posiciona de forma a defender os limites à liberdade de expressão, sendo esse o convencimento do juízo que esteve frente às partes e colheu as provas que instruíram os autos”.

O advogado ainda ressalta que cada caso é um caso e, por conta disso, a apreciação das provas com cautela é fundamental: “Entendo que cada caso deva ser analisado de forma individual e cautelosamente, porém, as decisões judiciais bem fundamentadas e baseadas nas provas dos autos, sejam elas de acordo com nosso pensamento ou não, devem ser respeitadas protegendo, sobretudo, o Estado Democrático de Direito”, finaliza José Estevam.

Publicidade

Gretchen expôs o seguinte comentário que resultou em sua condenação: "A roupa é horrível, mas pela causa que está sendo leiloada, acho importante", escreveu o seguidor da cantora. Ao compartilhar a opinião dele e mostrar a identidade do rapaz, a cantora fez a seguinte declaração: "Acabei de fazer um post sobre uma roupa de show que usei no carnaval do Netflix que está sendo leiloada para ajudar pessoas que fazem tratamento de HIV. E olha o que essa pessoa que diz ser blogueira escreveu".

" gallery_id="630567ba43527f57ca00021f" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/gretchen-e-condenada-a-indenizar-seguidor-por-expor-critica-na-web-mesmo-sem-ofende-lo-30082022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.