Jornalista Graça Araújo morre após sofrer AVC
Apresentadora de afiliada do SBT em Recife (PE) estava internada há dois dias em estado gravíssimo, após passar mal enquanto malhava.
Famosos e TV|Thiago Calil, do R7

Morreu no início da tarde deste sábado (8) a jornalista Graça Araújo, de 62 anos. Ela era apresentadora do TV Jornal Meio-Dia, da TV Jornal, afiliada do SBT em Recife (PE). A morte foi confirmada pelo Hospital Esperança, onde a comunicadora estava internada desde a noite de quinta-feira (6), quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
“A direção médica do Hospital Esperança Recife informa o falecimento da jornalista Graça Araújo às 12h55 de hoje, ocasionada por um AVC hemorrágico extenso. A pedido da família, com o objetivo de preservar este momento, não haverá pronunciamento da equipe médica que acompanhou a paciente”, disse a instituição em nota.
O corpo de Graça Araújo será velado a partir das 19h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O enterro está marcado para às 16h de domingo (9).
Graça sofreu o AVC enquanto estava na academia. Ela foi socorrida e, desde então, estava em estado gravíssimo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.
A comunicadora trabalhava há mais de 25 anos no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, sempre no comando do TV Jornal Meio-Dia. Ela ainda comandava um programa da Rádio Jornal. A empresa lamentou o ocorrido e enalteceu a trajetória de Graça.
— Sua história de vida sempre foi um exemplo de superação. Aos familiares, fãs e amigos, incluindo os que acompanhavam a apresentadora diariamente no SJCC, fica a saudade e as lições deixadas por ela.
Repercussão
Graça era uma das jornalistas mais respeitadas de Pernambuco. A notícia da morte fez com que o nome dela fosse parar entre os assuntos mais comentados do Twitter.
O também jornalista Xico Sá foi um dos vários colegas de profissão que lamentaram a perda.
O apresentador pernambucano Arlindo Grund, do Esquadrão da Moda, também se pronunciou.
— Uma figura humana ímpar. Profissional exemplar. Graça Araujo fará falta!
O Tribunal de Justiça de Pernambuco também enalteceu o trabalho da jornalista.
— Nossa homenagem vem em forma de agradecimento! Muito obrigado por tudo, Graça! Descanse, pois o seu trabalho foi cumprido; o seu legado é inesquecível; e o seu exemplo sempre será inspiração para todos nós!
Como homenagem, foi feito um minuto de silêncio antes do início da partida entre Sport e Cruzeiro na Ilha do Retiro, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro.
Biografia
Graça Araújo nasceu em Itambé, zona da mata norte de Pernambuco no dia 2 de abril de 1956. Ela foi batizada como Maria Gracilane Araújo da Silva e tinha mais seis irmãos. Perdeu o pai aos 3 anos e, aos 14, havia se mudado com a família para São Paulo e começou a trabalhar. Sonhava ser médica, mas conheceu o jornalismo trabalhando como secretária de uma revista.
Ainda em São Paulo, se formou na profissão pela Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado). Depois disso, voltou para Pernambuco, onde construiu a carreira e conquistou uma legião de fãs.
“Eu tinha tudo para dar errado, mas agradeço a Deus por ter dado certo”, dizia ela ao refletir sobre a infância difícil.