Luisa Mell vai a Brumadinho resgatar vaca atolada e protesta
"Quero saber para onde estão sendo levados os animais. Vale não quis dar informações. Vou descobrir tudo e resgatar todos", afirmou a ativista
Famosos e TV|Aurora Aguiar, do R7
Luisa Mell usou as redes sociais para contar que já está em Brumadinho (MG) para ajudar no resgate de animais, após uma barragem da Vale se romper na última sexta-feira (25).
Uma equipe do instituto da ativista conseguiu, num primeiro momento, localizar uma vaca presa ao lamaçal. Eles protestaram, dizendo que a mineradora estaria impedindo a realização do salvamento.
Luisa mostrou no Stories a tentativa frustrada da retirada do animal em meio a lama e lamentou a morte da vaca.
"O socorro demorou muito graças a toda burocracia. A vaca atolada estava muito debilitada e machucada. Optamos pela eutanásia, pois seria impossível tirá-la de lá. Estou arrasada".
Ainda no Stories, a defensora protestou contra a mineradora que, segundo ela, não está dando informações para onde os animais estão sendo levados.
— Vamos lá, gente, eu ainda estou me inteirando do assunto. É porque tem duas equipes. Tem uma equipe de voluntários que vieram para cá e outra equipe da Vale, que eles que não quiseram me dar informações. Mas gora já estou com informações. Vou descobrir tudo e resgatar todos. Ontem (domingo 27) já foram resgatados 12 cães. Os que estão em péssimo estado foram levados para uma clínica em Belo Horizonte e o resto está aqui em uma clínica improvisada em Feijão (córrego) que eu vou daqui a pouco.
Minutos depois, bastante nervosa, Luisa disse que a situação em Brumadinho está bastante complicada. Ela contou que um voo dela de helicóptero com o Corpo de Bombeiros para mapear os animais atolados foi cancelado.
— O pior é que eu não posso nem contratar um helicópeto particular, porque o espaço aéreo está fechado. Dá pra vocês tomarem vergonha na cara, Vale? Já estamos indo para 72 horas de tragédia. Esses animais não vão mais aguentar. Não é justo, não moral, não é ético. Eu estou desesperada aqui, sem conseguir fazer as coisas. É assustador.
O rompimento de uma barragem na sexta-feira (25) em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, deixou ao menos 60 mortos e 292 desaparecidos de acordo com informações do Corpo e Bombeiros. Os animais também foram atingidos pela lama acumulada.
Confira o balanço divulgado às 10h30
"292 desaparecidos
382 localizados
192 resgatados
60 óbitos
19 corpos identificados
Informações chanceladas pela defesa civil, cbmmg, polícia militar e policia civil."
Segundo o Corpo de Bombeiros, "ainda não é possível precisar o tempo de duração da operação. Os trabalhos podem se estender por semanas."
Brumadinho: cachorros, macacos e animais sofrem com a lama