Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre aos 89 anos a atriz Nichelle Nichols, a tenente Uhura do seriado 'Star Trek'

Nichelle faleceu de causas naturais em Silver City, Novo México, onde morava com seu filho; a atriz marcou toda uma geração graças à sua personagem na série de ficção científica

Famosos e TV|Do R7, com informações da AFP

Nichelle marcou época interpretando uma personagem marcante em 'Star Trek'
Nichelle marcou época interpretando uma personagem marcante em 'Star Trek' Nichelle marcou época interpretando uma personagem marcante em 'Star Trek'

A atriz Nichelle Nichols, que ficou famosa por interpretar a tenente Uhura, do seriado Star Trek, na década de 1960, morreu neste domingo (31), aos 89 anos.

O filho de Nichelle, Kyle Johnson, anunciou a morte da mãe no site oficial da atriz e disse: "Esta noite, minha mãe, Nichelle Nichols, faleceu de causas naturais. Sua luz, como a das antigas galáxias que avistamos apenas agora, permanecerá".

Um porta-voz da família afirmou que a atriz morreu em Silver City, no Novo México, Estados Unidos, onde morava com o filho.

Rapidamente, famosos começaram a prestar homenagens à atriz, que marcou época por sua participação na série de ficção científica, com fãs até hoje no mundo todo.

Publicidade

George Takei, que partilhou muitas cenas como o oficial Sulu na ponte da USS Enterprise, chamou a colega de "pioneira e incomparável", enquanto Stacey Abrams, ativista e política da Geórgia, elogiou Nichelle, dizendo que foi uma "campeã, guerreira e grande atriz".

Trajetória pioneira

Nichelle fez história nas séries de TV americanas ao protagonizar um dos primeiros beijos interraciais da televisão dos Estados Unidos, em 1968, com o capitão Kirk, da Enterprise, interpretado por William Shatner.

Publicidade

O próprio Martin Luther King Jr. elogiou a atriz, que abriu caminho para outras artistas com sua poderosa atuação, em um momento histórico em que os atores negros não eram escolhidos para papéis de destaque, mas apenas para interpretar serviçais ou criminosos.

Formada em balé e teatro musical, Nichelle teria dito, em algum momento, para o criador de Star Trek, Gene Roddenberry, que queria deixar o seriado para voltar ao teatro.

Publicidade

Quando Martin Luther King Jr. ficou sabendo disso, segundo informações do The Hollywood Reporter, "o sorriso desapareceu de seu rosto e ele disse à atriz: 'Você não pode fazer isso. Não entende que pela primeira vez estamos sendo vistos como realmente deveríamos ser vistos? Você não tem um papel 'de negro'. Tem um papel igualitário'".

E, diante disso, ela decidiu permanecer na série, influenciando milhares de outras atrizes negras a buscarem papéis relevantes.

Além de ser bastante conhecida pela interpretação da tenente Uhura, Nichelle teve uma carreira variada: dançou com Sammy Davis Jr. em Porgy and Bess, apareceu na série Heroes e ainda gravou um álbum.

Ela também seguiu com a interpretação de Uhura — que, em suaíli, significa liberdade — nos primeiros seis filmes de Star Trek.

Mais tarde, ela trabalhou como recrutadora na Nasa, a agência espacial americana, que a procurou após a atriz criticar a falta de diversidade em seu quadro de colaboradores. Por conta de sua atuação, encorajou, com sucesso, vários afro-americanos talentosos e mulheres de todas as raças a considerarem carreiras na agência espacial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.