Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novelas bíblicas se tornam patrimônio cultural do Rio

A lei foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; projeto, de 2019, foi encabeçado por quatro deputados

Famosos e TV|Do R7

'Os Dez Mandamentos' foi uma das novelas bíblicas exibidas pela 'Record TV'
'Os Dez Mandamentos' foi uma das novelas bíblicas exibidas pela 'Record TV' 'Os Dez Mandamentos' foi uma das novelas bíblicas exibidas pela 'Record TV'

As novelas bíblicas se tornaram patrimônio cultural imaterial no Rio de Janeiro. A lei foi sancionada nesta semana pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o projeto, de 2019, foi coordenado pelos deputados estaduais Tia Ju, Carlos Macedo, Danniel Librelon e Rosenverg Reis.

No perfil oficial do Instagram, a deputada Tia Ju comemorou a notícia. "Estou muito feliz com a sanção da lei de minha autoria que torna as novelas bíblicas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Quando fiz esse projeto de lei, minha intenção foi a de reconhecer como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro aquilo que já é um patrimônio da humanidade: os exemplos das histórias bíblicas. Ainda mais naquilo que o Brasil tem de melhor até como produto de exportação que é a teledramaturgia", escreveu.

"As telenovelas se tornaram um importante instrumento cultural, que agradam e envolvem os telespectadores, permitindo que possam ver nelas retratados muitos momentos que antes se limitavam ao imaginário popular. Além disso manifestam saberes e formas de expressão cênicas, plásticas, musicais e lúdicas de uma imensa parcela da nossa população, recriando a interação com a sua história de vida", completou a deputada. 

A Record TV é a emissora precursora no segmento e já exibiu grandes superproduções bíblicas de sucesso, como Os Dez Mandamentos, O Rico e Lázaro, José do Egito, Gênesis. Atualmente, a série Reis está no ar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.