Com mudança, a pena de Alec Baldwin pode chegar a 18 meses
David Warren/Sipa USA/The Grosby GroupA procuradoria dos Estados Unidos reduziu as acusações contra Alec Baldwin por homicídio culposo após o ator apresentar um recurso com base em um "erro legal básico", informou o jornal The New York Times nesta segunda-feira (20).
Baldwin e a responsável pelas armas do filme Rust, Hannah Gutierrez-Reed, foram acusados em 31 de janeiro por homicídio culposo na tragédia que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens do filme, podendo enfrentar uma pena máxima de 18 meses de prisão.
A acusação, segundo The New York Times, eliminou o fator agravante de crime que também tinha sido imputado com base em uma lei que entrou em vigor em maio de 2022 e que continha uma pena adicional de cinco anos.
Uma porta-voz do Ministério Público, Heather Brewer, disse que a decisão foi tomada para assegurar que "seja feita justiça" e para evitar prolongar o processo.
Hutchins morreu em outubro de 2021, com o tiro do revólver que Baldwin manuseou durante as filmagens de Rust, após Gutierrez-Reed ter supostamente verificado a arma e o ator recebê-la como uma "pistola fria", sem munições real.
Veja também
-
Cinema e Séries
'Rust', filme em que Alec Baldwin matou diretora de fotografia, voltará às gravações
-
Famosos e TV
Alec Baldwin é formalmente acusado de homicídio involuntário devido a disparo no set de 'Rust'
-
Cinema e Séries
Mulher de Alec Baldwin diz que família teria 'desmoronado' sem apoio dos fãs
Os representantes jurídicos de Baldwin explicaram no recurso de 10 de fevereiro que, no momento do incidente, a versão da lei em vigor apenas permitia "um aumento de três anos" para a utilização de uma arma de fogo na prática de um crime.
A defesa acrescentou que esta versão também não era aplicável porque exigia "a intenção de intimidar ou ferir uma pessoa".
Um advogado de Gutierrez-Reed, Jason Bowles, disse ao jornal que a decisão da acusação agora "refletia bons padrões éticos e estava correta sobre os fatos e a lei", enquanto um advogado de Baldwin, Luke Nikas, se recusou a comentar.
O ator defendeu a sua inocência em várias entrevistas, alegando que a responsabilidade pela segurança da arma em Rust foi atribuída a Gutierrez-Reed e que nunca apertou o gatilho, mas que a arma disparou por ser defeituosa.
Foi anunciado em 14 de fevereiro que as filmagens de "Rust" estão agendadas para serem retomadas na primavera do hemisfério Norte. Baldwin continuará a desempenhar o papel principal no filme e a cena em que Hutchins perdeu a vida será reescrita.
Alec Baldwin, uma carreira de sucesso e polêmicas