Produtora de TV israelense é encontrada morta em quarto de hotel em Atenas
Dana Eden foi descrita como uma das produtoras mais influentes da televisão israelense
Famosos e TV|Christian Edwards, da CNN Internacional
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Dana Eden, uma produtora israelense mais conhecida por cocriar a série da Apple TV Teerã, foi encontrada morta no domingo (15) em Atenas, onde a 4ª temporada da série estava sendo filmada, informou a polícia grega.
Eden, de 52 anos, foi encontrada morta em um quarto de hotel depois que um parente fez várias tentativas fracassadas de contatá-la.
A polícia disse que sua morte está sendo tratada como suicídio, informou a Reuters.
LEIA MAIS:
“Lamentamos o falecimento de nossa amiga e parceira em uma longa linhagem de produções, séries e programas na IPBC (Israeli Public Broadcasting Corporation)”, disse a Kan, emissora pública de Israel, em um comunicado.
A Kan disse que Eden tinha viajado para a Grécia para supervisionar a “produção complexa e significativa” da quarta temporada de Teerã, um thriller de espionagem que estreou em 2020 e recebeu um Emmy em 2021 como melhor série dramática.
“Seu trabalho profissional, compromisso intransigente e amor pela criação deixaram uma marca profunda na Israeli Broadcasting Corporation”, acrescentou a Kan.
Teerã acompanha o drama de Tamar Rabinyan, uma jovem agente do Mossad (Instituto para Inteligência e Operações Especiais) nascida no Irã, mas criada em Israel, que retorna ao Irã em uma missão para sabotar o programa nuclear do país.
Como os israelenses são proibidos de visitar o Irã, a série foi filmada em Atenas, devido às suas semelhanças com a capital iraniana.
Em seu discurso de aceitação do Emmy, Eden disse que trabalhar na série com atores iranianos que fugiram do regime mostrou a ela que “temos muito em comum”.
“Teerã não é apenas uma série de espionagem. É também sobre entender o humano por trás do seu inimigo”, disse ela. “Espero que possamos caminhar juntos – os iranianos e os israelenses, em Jerusalém e em Teerã – como amigos, e não como inimigos”.
Grande parte do trabalho de Eden foi em colaboração com Shula Spiegel, que também trabalhou como produtora em Teerã.
A produtora da dupla, Dana and Shula Productions, disse que a morte de Eden foi “um momento de grande dor para a família, amigos e colegas”.
Miki Zohar, ministro da cultura de Israel, disse que recebeu a notícia da morte de Eden “com grande tristeza”, elogiando-a como “uma das produtoras mais proeminentes e influentes da indústria de televisão israelense”.
“Dana deixou uma marca profunda na criação israelense e levou nossa história aos palcos internacionais com orgulho, talento e coragem. Compartilho da dor da família, amigos e colegas. Que sua memória seja uma bênção”, disse Zohar.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp












