Quem foi Rafael Suco, ator que morreu após queda cuja morte voltou a ser investigada
Morto em 2023, ator ficou conhecido por papéis em novelas, além de aparições em programas de TV e campanhas publicitárias
Famosos e TV|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ator Rafael Suco, nome artístico de Rafael Claudionor Mendes, morreu aos 36 anos ao cair do quarto andar de um prédio no Morumbi, em São Paulo, em setembro de 2023. Conhecido por participações em novelas e comerciais, ele também era presença ativa nas redes sociais, onde acumulava quase 200 mil seguidores.
Dois anos após a morte, o caso voltou a ser investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que apura se houve acidente, suicídio ou homicídio.
Rafael ficou conhecido do público em papéis nas novelas, além de aparições em programas de TV e campanhas publicitárias. Atuou ainda como apresentador em projetos corporativos e lives. No Instagram, compartilhava imagens de festas, bastidores de gravações e encontros com artistas, como ex-jogadores e cantores sertanejos.
Na noite da queda, o ator havia sido convidado por uma mulher que conhecia havia poucas semanas para ir ao apartamento onde estavam outras duas pessoas. Pouco depois, caiu da janela. A primeira versão relatada por testemunhas foi de que ele teria tido um surto psicótico e se jogado.
Leia mais:
Imagens de câmeras de segurança, no entanto, mostram Rafael entrando no edifício de forma tranquila. “Ele chega tranquilamente, como se fosse um encontro entre amigos. Na verdade, conhecia apenas uma dessas pessoas, mas mesmo assim entrou no edifício sem demonstrar preocupação”, disse Jean Putzel, amigo do ator.
O comportamento de um dos homens que estavam no local gerou suspeitas. Ele foi filmado tentando sair do prédio nervoso e, ao ser abordado por vizinhos, disse “não acredito que o Rafael fez isso”, sem ter descido para verificar a situação.
O laudo toxicológico apontou que Rafael não havia consumido álcool nem drogas, em contradição com os depoimentos. Também não foram encontrados indícios de surto psicótico. Amigos ainda afirmam que imagens gravadas por câmeras corporais dos policiais que atenderam a ocorrência desapareceram.
Com a reabertura do inquérito, a Secretaria de Segurança Pública informou que “as partes envolvidas já foram ouvidas” e que a polícia prepara a reconstituição do episódio para esclarecer as circunstâncias da queda.
Perguntas e Respostas
Quem foi Rafael Suco?
Rafael Suco, nome artístico de Rafael Claudionor Mendes, foi um ator brasileiro que faleceu aos 36 anos após cair do quarto andar de um prédio no Morumbi, em São Paulo, em setembro de 2023. Ele era conhecido por suas participações em novelas, comerciais e por sua presença ativa nas redes sociais, onde tinha quase 200 mil seguidores.
O que aconteceu na noite da queda de Rafael Suco?
Na noite da queda, Rafael foi convidado por uma mulher que conhecia há poucas semanas para ir ao apartamento onde estavam outras duas pessoas. Pouco depois, ele caiu da janela. Testemunhas inicialmente relataram que ele teria tido um surto psicótico e se jogado.
O que as imagens de câmeras de segurança mostraram?
As imagens de câmeras de segurança mostraram Rafael entrando no edifício de forma tranquila, sem demonstrar preocupação. Segundo Jean Putzel, amigo do ator, ele parecia estar em um encontro entre amigos, conhecendo apenas uma das pessoas presentes.
O que gerou suspeitas sobre a situação?
O comportamento de um dos homens que estavam no local levantou suspeitas. Ele foi filmado tentando sair do prédio de forma nervosa e, ao ser abordado por vizinhos, disse que não acreditava que Rafael havia feito aquilo, sem descer para verificar a situação.
O que o laudo toxicológico revelou?
O laudo toxicológico indicou que Rafael não havia consumido álcool nem drogas, o que contradiz alguns depoimentos. Além disso, não foram encontrados indícios de surto psicótico.
O que aconteceu com as imagens gravadas pelos policiais?
Amigos de Rafael afirmaram que as imagens gravadas por câmeras corporais dos policiais que atenderam a ocorrência desapareceram.
Qual é o status atual da investigação?
O caso foi reaberto pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga se a morte foi um acidente, suicídio ou homicídio. A Secretaria de Segurança Pública informou que as partes envolvidas já foram ouvidas e que a polícia está preparando a reconstituição do episódio para esclarecer as circunstâncias da queda.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp