Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Whoopi Goldberg se desculpa após retomar falas ofensivas sobre o Holocausto

A atriz disse que a perseguição do povo judeu pelos nazistas não 'não se tratava de raça'

Famosos e TV|

Whoopi Goldberg pede desculpas após fala sobre o Holocausto
Whoopi Goldberg pede desculpas após fala sobre o Holocausto Whoopi Goldberg pede desculpas após fala sobre o Holocausto

A atriz Whoopi Goldberg voltou a se desculpar após retomar falas ofensivas que fez sobre o Holocausto. A artista já havia dado declarações afirmando que a perseguição a judeus por nazistas "não se tratava de raça" e voltou a discutir a questão durante uma entrevista publicada no jornal britânico The Times para promover o filme Till - A Busca por Justiça.

Na ocasião, Whoopi afirmou que o Holocausto "não era originalmente sobre raça". "Meu melhor amigo disse: 'Não é à toa que não existe nenhum consenso sobre a raça judaica. Isso me leva a acreditar que provavelmente não somos uma raça'", pontuou.

Quando lembrada que os nazistas consideravam os judeus como uma raça, a artista argumentou que "o opressor estava dizendo quem eles eram". "Por que acreditar neles? São nazistas. Não era originalmente [sobre raça]. [...] Eles estavam matando quem eles consideravam mentalmente inferiores", questionou a atriz.

Em um comunicado enviado à revista Variety, Whoopi se disse arrependida pelas novas falas e revelou acreditar que o Holocausto se tratava de uma questão de raça. "Tentei transmitir ao repórter o que eu havia dito e por quê. [...] Nunca foi a minha intenção parecer que eu estava retomando comentários ofensivos, especialmente depois de conversar e ouvir pessoas como rabinos e novos e velhos amigos", ressaltou.

Continua após a publicidade

Ela disse ainda estar aprendendo e disposta a ouvir críticas. "Minhas mais sinceras desculpas novamente, especialmente àqueles que pensaram que eu estava retomando o assunto. Eu juro que não foi", pontuou.

Por fim, Whoopi afirmou que tem um compromisso contra o antissemitismo. "Em tempos de um crescente antissemitismo, quero ser clara quando digo que sempre estive com o povo judeu e sempre estarei. Meu apoio a eles não vacilou e nunca vacilará", afirmou.

Continua após a publicidade

Presidente da Liga Antidifamação caracterizou falas como 'ofensivas e ignorantes'

Após a repercussão das novas falas da atriz, Jonathan Greenblatt, presidente da Liga Antidifamação (ADL), que luta contra o antissemitismo, caracterizou os comentários como "profundamente ofensivos e incrivelmente ignorantes".

Continua após a publicidade

Em uma publicação realizada no Twitter nesta terça-feira, 27, Greenblatt ressaltou que o Holocausto era "inerentemente racista". "Os nazistas começaram a exterminar os judeus, aqueles que eles consideravam inferiores à 'raça superior ariana'", escreveu.

Ele disse não ser coincidência a reafirmação de uma suposta "raça superior" por grupos neonazistas. "Os comentários de Whoopi mostram uma completa falta de consciência da composição multiétnica e multirracial da comunidade judaica. Ela precisa se desculpar imediatamente e realmente se comprometer a se educar sobre a verdadeira natureza do antissemitismo", pontuou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.