Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fãs chineses de 'Friends' ficam irritados após programa ser relançado com censura

CHINA-FRIENDS-RELANCAMENTO:Fãs chineses de 'Friends' ficam irritados após programa ser relançado com censura

|

PEQUIM (Reuters) - Fãs chineses do seriado norte-americano "Friends" expressaram desânimo online depois de perceberem a censura em episódios lançados recentemente da amada série, incluindo questões LGBT.

Vários grandes sites de streaming chineses, incluindo Tencent, Baidu's IQiyi Inc ,Alibaba's Youku e Bilibili começaram a mostrar uma versão da primeira temporada do programa na sexta-feira, seu primeiro relançamento na China por vários anos.

Mas os fãs logo perceberam que partes do programa de longa duração eram diferentes do que tinham visto antes e reclamaram da censura, que incluía a remoção de conteúdo relacionado a lésbicas, gays, bissexuais e trans, bem como erros de tradução.

Em um exemplo, uma conversa em que um personagem principal, Ross, explicou que sua esposa era lésbica, foi excluída.

Publicidade

Outra cena em que outro personagem, Joey, sugeriu ir a um "strip joint" foi traduzida como "sair para brincar" na versão mostrada no Tencent Video. A Reuters confirmou que a versão Tencent da temporada relançada incluiu essas mudanças.

Nos últimos anos, a China fechou dezenas de milhares de sites e contas de mídia social que continham o que dizia ser conteúdo ilegal, bem como material "vulgar" e pornográfico.

Publicidade

"Eu boicoto resolutamente a versão castrada de 'Friends'", disse um usuário do Weibo, semelhante ao Twitter da China.

(Reportagem de Albee Zhang e Martin Quin Pollard; Edição de Lincoln Feast)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.