Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 20 anos de separação, Catalau volta ao palco com o Golpe de Estado

Banda icônica dos anos 80 e destaque do hard rock no Brasil comemora 30 anos de estrada

Música|Juca Guimarães

O gigante Catalau volta a dividir o palco com o Golpe de Estado
O gigante Catalau volta a dividir o palco com o Golpe de Estado O gigante Catalau volta a dividir o palco com o Golpe de Estado

No domingo (23), São Paulo será palco de um reencontro histórico do hard rock, o emblemático vocalista Catalau fará uma participação especial no show de celebração dos 30 anos do Golpe de Estado.

Membro da formação clássica do Golpe e um dos frontman mais viscerais, energéticos e carismáticos que qualquer outra banda brasileira jamais teve, Catalau não toca com o Golpe há exatos 20 anos.

Cancões como Não é Hora, Noite de Balada, Nem Polícia, Nem Bandido, Paixão foram sucessos marcantes do quarteto formado por Catalau, Hélcio Aguirra (guitarra), Paulo Zinner (bateria) e Nelson Brito (contrabaixo).

O vício em drogas e álcool foi o reponsável por muitos problemas na vida do Catalau, tanto que ele foi expulso do Golpe, uma banda derock pesado, por mal comportamento e excessos além do excesso. No longo tempo em que esteve afastado dos palcos de rock, o cantor que tanto flertou com o perigo e a morte teve a chance de renascer para uma vida ainda mais cheia de boa música, compaixão e fé.

Publicidade

Através da fé e de um profunda viagem interior de recuperação, Catalau se tornou pastor da igreja Bola de Neve e faz um excelente trabalho à frente da igreja em Boiçuganga, litoral Norte de São Paulo, ao lado da mulher Bruna e os filhos. Quem conheceu o Catalau nos tempos da loucura percebe rapidamente o quanto as virtudes do excelente vocalistas e roqueiro de primeira foram preservadas e como ele conseguiu superar seus fantasmas e demônios. Agora ele ajuda as pessoas sem nenhum preconceito e julgamento, exatamente como deve fazer um pastor, pois ele conhece muito bem os dois lados do pesadelo.

A música sempre esteve presente na vida do Catalau. Como pastor já gravou dois ótimos álbums. O mais recente Under the Blood tem uma influência muito forte do modo de vida praiano, mais natural e cheio de espeerança. A música também é terapia e hobby, na sua oficina entre muita madeira e livros de luthieria ele faz lindos e afinadíssimos instrumentos musicais. Das mãos do pastor Catalau saem violas, violões, ukeleles, entre outros instrumentos de cordas.

Publicidade

Poder ouvir de novo o Catalau com o bom e velho Golpe de Estado é um presentão para os aficcionados fãs da banda. Além do Catalau também participam do tributo ao Golpe o excelente guitarrista Luiz Carlini, que tocou na legendária banda Tutti Frutti da Rita Lee, e o roqueiro e ex-goleiro do Timão, Ronaldo Giovaneli.

Os 30 anos de Golpe de Estado serão comemorados na Clash Club (rua Barra Funda, 969, Barra Funda), a partir das 19h, o preço do ingresso varia entre R$ 40 (estudantes) e R$ 70 (camarote).

O Golpe de Estado sempre teve fama de ser um ótima banda de estúdio, porém, ao vivo a energia e a entrega das performaces do Catalau fazia o grupo ficar insuperável. Nenhuma apresentação era igual a outra e, a maioria delas, se tornaram inesquecíveis. "Não é que a banda não tivesse um som a altura no estúdio. A gente não deixava nada a desejar em relação a qualquer outra banda, mas ao vivo era tão bom, muito bom no último. O impacto deva no público era sinistro", disse Catalau. Lembrando que o Golpe era a mistura mágica também dos riffs do Hélcio, a linha de baixo do Nelson e o power da batera do Paulão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.