Logo R7.com
RecordPlus
R7 Música

Chitãozinho e Xororó revelam projeto inédito: ‘Quando a gente faz o que gosta, nunca para’

Dupla sertaneja abre o jogo sobre carreira, Grammy Latino e a emoção de seguir atravessando gerações

Música|Maria Cunha, do R7*

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Chitãozinho e Xororó celebram 55 anos de carreira com a conquista do sétimo Grammy Latino.
  • A dupla atribui seu sucesso à dedicação e amor pela música, sem buscar prêmios como objetivo principal.
  • O novo projeto “Meninos de Roça” está confirmado para 2026, refletindo a continuidade da carreira da dupla.
  • Atualmente, eles priorizam uma agenda de shows mais enxuta para preservar a saúde e melhorar a qualidade das apresentações.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Chitãozinho & Xororó revelaram planos para 2026 Natália Rampinelli/AgNews

A trajetória de Chitãozinho & Xororó atravessa décadas, transformações da indústria e diferentes gerações de ouvintes.

Com 55 anos de carreira, a conquista recente do sétimo Grammy Latino — agora como vencedores de Melhor Álbum de Música Sertaneja com José & Durval — e sucessos que se tornaram parte do repertório afetivo do país, a dupla segue colhendo frutos de uma história guiada, segundo eles, por uma lógica simples: fazer música com amor.


Em entrevista exclusiva ao R7, Chitãozinho destacou que o reconhecimento do Grammy segue como incentivo, não como objetivo.

“Quando a gente participa de um prêmio como esse… só de estar lá concorrendo já é uma grande vitória para todos os artistas. E quando a gente tem a sorte de ganhar, fica melhor ainda. Esse prêmio, como todos os outros, é muito importante. E isso move a gente a continuar cantando e recebendo carinho.”


Xororó reforça que a essência da dupla permanece inalterada desde o início, muito antes do sucesso nacional de 60 Dias Apaixonado (1978), da explosão de Fio de Cabelo (1982) e da consagração de Evidências (1990).

“Quando a gente começa um projeto, a gente nunca visa sair vitorioso de um prêmio. A gente faz com amor. Tudo que a gente gosta. E acho que tudo na vida é assim. Você faz com amor, você colhe sempre os bons frutos.”


Gerações unidas pela mesma trilha sonora

Essa lógica também se reflete na relação com o público, hoje formada por pais, filhos e netos que compartilham a mesma trilha sonora. Na coletiva de imprensa realizada durante o Navio Ch&X, cruzeiro temático da dupla, os irmãos comentaram que essa conexão é o que sustenta tantas décadas de estrada.

“A gente pensa assim: nós existimos por isso. Esse público que nos acompanha há tantos anos já vem de outras gerações. Essa coisa da família move a gente, faz a gente existir no coração das pessoas por tantos e tantos anos”, afirmou Chitãozinho.


Composições e novidades para 2026

Chitãozinho & Xororó receberam o Grammy Latino pelo álbum José & Durval Reprodução/Instagram/@chxoficial

Chitãozinho e Xororó também comentaram que, mesmo após tanto tempo de carreira, o processo criativo segue vivo. Xororó, inclusive, contou que continua compondo entre uma apresentação e outra.

“Hoje, na minha cabine, eu terminei de compor mais uma música. É uma música bastante caipira. Eu recebi um início da música de uma parceira tão jovem lá de Goiânia, a Drica. Quando tiver prontinho, eu faço a demo e depois mostro para o Chitão.”

E 2026 já tem novidade confirmada: Chitãozinho anunciou o próximo projeto da dupla, chamado Meninos de Roça, descrito por ele como um dos próximos passos dessa nova fase de produção.

Menos quantidade, mais prazer em estar no palco

A dupla também falou sobre como a rotina mudou ao longo das décadas. Se no passado chegaram a realizar quase 300 shows por ano, hoje priorizam uma agenda mais enxuta, pensada para preservar a saúde, o prazer de estar no palco e a qualidade de cada apresentação.

Xororó explicou que essa mudança foi necessária após tantos anos de estrada. “De uns anos para cá, a gente diminuiu muito a quantidade de shows. Agora a gente só sai de casa para fazer grandes eventos. Já viajamos demais. Hoje, a gente pode sair para curtir o nosso trabalho.”

Mesmo com a adaptação às mudanças da indústria e ao ritmo da carreira, a dupla segue ancorada na música sertaneja em suas diferentes vertentes. Para Chitãozinho, a diversidade regional do gênero explica por que ele atravessa fronteiras e permanece tão presente na cultura popular brasileira.

“A música sertaneja atinge o Brasil inteiro. Essa união faz bem para a alma. Quando o artista se apresenta bem, quando ele grava um trabalho que se identifica com o público, a gente sente esse sucesso.”

‘Quando a gente faz o que gosta, nunca para’

Em 2026, além do novo projeto Meninos de Roça, os fãs também poderão acompanhar a dupla na segunda edição do Navio Ch&X em águas brasileiras.

“Quando a gente faz o que gosta, nunca para. A gente nunca buscou fazer sucesso, sempre fez o que acredita. Os projetos vão surgindo naturalmente e, enquanto o público aceitar o que a gente faz, a gente vai continuar. No fim, são vocês que vão mostrar pra gente quando for a hora dos ‘velhinhos’ parar”, finaliza Xororó.

*A jornalista viajou a convite da PromoAção

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.