Gabriel o Pensador lança música sobre pandemia após morte do pai
Miguel Contino morreu em abril de enfisema pulmonar e pediu ao filho uma canção sobre a covid-19; cantor arrecadará dinheiro durante live
Música|Gabriela Piva, do R7*

O músico Gabriel o Pensador lança A Cura Tá No Coração em uma live no YouTube, às 19h, nesta sexta-feira (15). Durante a apresentação, o rapper visa arrecadar fundos para a campanha HC Com Vida, com o intuito de fortalecer a luta contra a covid-19 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.
A faixa, que fala sobre a pandemia, é a primeira que o artista lança após a morte do pai, Miguel Contino, que aconteceu no final de abril, por causa de um enfisema pulmonar. Em entrevista para o R7, Pensador se surpreendeu ao ser questionado sobre o significado que a divulgação representa para ele após o acontecimento marcante de sua vida. "Caramba! Você me fez lembrar de uma coisa!", disse.
O artista contou que, no começo da pandemia no Brasil, fãs e amigos cobravam composições do artista sobre "o que estava acontecendo com o mundo". Na época, ele apenas recebeu músicas de outros cantores e aproveitou para mostrar ao pai. E, como Pensador o intitula, o "pai coruja" brincou com o filho: "Você faria algo muito melhor!". Porém, na época, o cantor não "deu muita bola" ao escutar o pedido de Contino.
O pai "ficaria muito orgulhoso" com o A Cura Tá no Coração, segundo o rapper. Durante a entrevista, o compositor de Cachimbo da Paz entregou que irá falar sobre Contino durante a live e que, com certeza, irá se emocionar. "Ele está descansado, estava sofrendo já. Sempre me lembro dele e bem humorado. Meu pai está em outro plano, mas continua me inspirando", concluiu.
Pensador também contou que a família estava "tensa" com a internação do pai desde dezembro de 2019. Quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, as visitas nos hospitais sofreram restrições. "Os parentes já não saíam de casa para visitá-lo", disse. Para a família do cantor, a melhor forma que de lidar com a situação foi por meio do "amor e união". A música, para ele, fala sobre isso.
Quarentena e parceria com Cynthia Luz
A quarentena é o oposto da rotina que Pensador está acostumado. "Aproveitei para me conectar com meu lado mais poeta", disse. Para ele, escrever foi uma saída para lidar com "os sentimentos que estão à flor da pele nessa época".
O rapper acredita que a sociedade passa por mudanças. "A humanidade está refletindo sobre novas formas de se relacionar e de ajudar uns aos outros. Espero que a gente consiga evoluir nesse caminho", concluiu.
O artista escreveu a música quando estava em casa. Focado em um projeto reggae de curta participação com o Ponto de Equilíbrio, Pensador percebeu que precisava compor uma letra inteira. "Quando fui pensar sobre a quarentena e a covid-19, vieram muitas ideias ao mesmo tempo e eu percebi que ia fazer uma música mesmo. Me concentrei nisso", contou.
A participação de Cynthia Luz na faixa "caiu como uma luva" para Pensador. Apesar das dificuldades em decorrência do isolamento social, a cantora conseguiu fotografar, gravar sua participação da casa dela e enviar aos produtores. "A Cynthia tava super atrapalhada, assim como todos nós, nessa quarentena. Mas ela deu um jeito de gravar a voz e mandar pra gente. Deu tudo certo", finalizou.
Pensador disse que toda a estética de Luz combinou com o projeto final da música. Ele também falou que "espera que essa quarentena acabe logo para poder tocar ao vivo com ela". Na live, a voz de Cynthia - que não estará presente - será ampliada junto com os músicos de Gabriel, que cantarão junto.
A cantora, natural de Minas Gerais, faz parte da nova geração de rappers e acumula mais de um milhão de seguidores no Instagram. O disco de estreia Do Caos ao Nirvana, foi lançado em 2017 e Poesia Acústica, Praia do Rosa e Negaram Amor são as músicas de Cynthia mais tocadas pelo Spotify.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Daniel Vaughan
Veja clássicos da MPB que completaram 50 anos:
Muitas obras essenciais da MPB estão completando cinco décadas 'em plena forma', pois são discos que continuam mais atuais do que nunca. Entre os nomes da lista do R7, estão Tim Maia, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Chico Buarque e outros mestres da nossa mú...
Muitas obras essenciais da MPB estão completando cinco décadas 'em plena forma', pois são discos que continuam mais atuais do que nunca. Entre os nomes da lista do R7, estão Tim Maia, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Chico Buarque e outros mestres da nossa música. Veja!