Maestro João Carlos Martins lança sistema de musicalização para escolas em parceria com grupo de educação
Projeto será apresentado durante concerto da Bachiana Filarmônica SESI-SP e pode chegar a 3.000 alunos da rede estadual
Música|Do R7

Em parceria com o maestro João Carlos Martins, a SOMOS Educação, vertical de educação básica, anuncia o lançamento de um novo sistema de musicalização voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A iniciativa será apresentada no dia 28 de novembro, durante o concerto da Bachiana Filarmônica SESI-SP, no Teatro B32, em São Paulo.
“A música me devolveu a vida tantas vezes que sinto a responsabilidade de devolvê-la às crianças do Brasil”, afirma João Carlos Martins. “Se uma única criança descobrir um brilho no olhar ao ter o primeiro contato com a música através desse método, já terá valido a pena.”
Piloto na rede estadual de São Paulo
A expectativa é que o programa comece em fevereiro de 2026 em 50 escolas estaduais, atendendo alunos do 1º ao 5º ano. A solução completa será disponibilizada para escolas públicas e privadas ao longo de 2026.
O novo sistema foi desenvolvido para resolver dois entraves comuns na implementação da educação musical no país: a infraestrutura acessível e a capacitação docente.
O método dispensa instrumentos caros e utiliza materiais simples já presentes no ambiente escolar, como copos, bambolês e folhas, transformados em ferramentas musicais.
Além disso, o professor não precisa ter formação em música. O material inclui orientações detalhadas e videoaulas teóricas e práticas, facilitando a aplicação das atividades.
Baseada na aprendizagem experiencial, a metodologia do projeto estimula concentração, criatividade, socialização e avanços cognitivos — inclusive em áreas como matemática e desenvolvimento motor.
O sistema ainda atende às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Música, como apreciação crítica, exploração de fontes sonoras, experimentação, criação e registros audiovisuais.
