Morre pai do cantor Cazuza, João Araújo
Produtor musical foi vítima de parada cardíaca; corpo será enterrado neste sábado (30)
Música|Miguel Arcanjo Prado, editor de Cultura do R7*
João Araújo, pai do cantor Cazuza, morreu na manhã deste sábado (30), vítima de uma parada cardíaca, no Rio de Janeiro.
O produtor musical tinha 78 anos e é considerado um dos principais executivos da música brasileira.
Araújo, que era casado havia 56 anos com Lucinha Araújo, estava em casa quando morreu.
O velório é realizado na tarde deste sábado, na capela 1 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, onde o corpo de Cazuza também foi enterrado em 1990, quando o cantor morreu, aos 32 anos, vitimado pela Aids.
O enterro está marcado para acontecer às 17h.
João Araújo foi fundador e presidente da gravadora Som Livre, onde lançou importantes nomes da música. No cinema, foi interpretado pelo ator Reginaldo Faria no filme Cazuza - O Tempo Não Para, de 2004.
Show de Cazuza está mantido
A morte de João Araújo aconteceu exatamente no dia em que seu filho será homenageado em show gratuito no Parque da Juventude, em São Paulo, previsto para começar às 19h, deste sábado (30).
No evento, que está mantido, um holograma de Cazuza cantará músicas inesquecíveis do roqueiro com sua banda original. João Araújo também será celebrado.
Veja fotos de João Araújo, Lucinha e Cazuza
Ícone da indústria fonográfica
João Araújo foi um dos mais importantes nomes da indústria fonográfica brasileira de todos os tempos. Na era em que o disco, o de vinil, tinha peso incontestável para o deslanche de um artista, foi responsável por fazer surgir nomes que se tornaram mitos da MPB, como o grupo Os Novos Baianos, a quem chegou a abrigar em seu apartamento, assim que os músicos se mudaram de Salvador para o Rio.
Por estar tão familiarizado com o mundo artístico, é de se estranhar que não tenha dado bola, no início, para o talento do filho, Cazuza, que só foi contratado com sua banda, Barão Vermelho, após insistência do produtor Ezequiel Neves, padrinho dos roqueiros.
Em 2007, João Araújo recebeu o Grammy Latino por sua contribuição ao mundo musical. Entre os nomes que lançou, estão Djavan, então recém-chegado de Alagoas.
João também contratou Caetano Veloso e Gal Costa e ajudou a projetar astros pop como Lulu Santos, que chegou a trabalhar com ele antes de ficar famoso, e Xuxa Meneghel, que vendeu milhões de discos nos anos 1980. Ney Matogrosso também foi outro que teve em João Araújo um fiel executivo – Ney chegou a ser genro de Araújo, já que namorou seu filho, Cazuza.
Veja fotos de João Araújo, Lucinha e Cazuza
Relação com Cazuza
Em uma entrevista concedida em 2007 à revista IstoÉ, Araújo falou sobre como lidou com a sexualidade do filho.
— O Cazuza era muito macho, gostava de sair na mão e não ouvia desaforo. Mas era homossexual. Soube disso numa época terrível porque ninguém falava desses assuntos, era um tempo em que homossexual escondia a sua condição sexual. O Cazuza falava de sua homossexualidade de forma aberta. Custou mais para falar da Aids, mas falou da homossexualidade assim que teve certeza. Ele deve ter feito experiências na adolescência e, quando viu que gostava desse lado, começou a falar.
Na mesma entrevista ele falou que com o filho “tinha uma relação de profundo amor”. E ainda revelou como Chico Buarque gravou A Banda com Nara Leão.
— Conheci o Chico quando a Nara Leão estava para gravar um disco para mim. Ela me ligou de São Paulo e disse: ‘Seu João, tenho de parar de gravar o disco porque conheci uma pessoa que reformulou minha cabeça. Vou ter de jogar fora o que fiz, pelo menos seis músicas, porque encontrei seis jóias da música popular, de um cara que ninguém conhece. Vou botá-lo no telefone para falar com o senhor. Fala aí, Chico.’ Aí vem Chico Buarque, que sempre fez esse estilo de não falar, de ser tímido: ‘Olá, seu João, eu sou o Chico. Tenho umas musiquinhas aqui que a Nara gostou e tal. O senhor tem alguma coisa contra?’ Essas musiquinhas eram A Banda, Quem Te Viu Quem Te Vê, os primeiros sucessos.
Além de ser um executivo de sucesso no mundo das gravadoras, Araújo ficou marcado também por ter sido um ótimo pai: ele sempre cuidou de seu filho Cazuza, ao lado de sua mulher, Lucinha Araújo, até o fim. Sempre buscou os melhores tratamentos para o cantor, que sofria de Aids, em uma época em que a doença ainda era tabu e começava a ser estudada nos meios científicos.
*Com reportagem de Andreia Takano.
Veja fotos de João Araújo, Lucinha e Cazuza
Veja, no vídeo abaixo, a Agenda Cultural: