Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, teve história exaltada na TV e em musicais

A cantora — que lutava contra um câncer de pulmão desde 2021— morreu na segunda-feira, aos 75 anos, em São Paulo

Música|Do R7

Arnaldo Batista, Rita e Sergio Dias
Arnaldo Batista, Rita e Sergio Dias Arnaldo Batista, Rita e Sergio Dias

A cantora e compositora Rita Lee, também imortalizada como a rainha do rock brasileiro e uma das artistas responsáveis pela revolução do gênero musical no país, teve a história exaltada também na televisão e em participações épicas durante festivais musicais. 

Rita Lee — que lutava contra um câncer de pulmão desde 2021 — morreu, aos 75 anos, em São Paulo. O velório e a cremação serão realizados nesta quarta (10), na capital paulista.

Ex-integrante de Os Mutantes — banda de rock psicodélico formada durante o chamado Movimento Tropicalista —, Rita teve a trajetória de sucesso contada por meio de participações históricas como a de 1967, quando — ao lado de Gilberto Gil e dos músicos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, seus companheiros de grupo —, fez a apresentação da canção Domingo no Parque, em seu primeiro Festival de MPB, na Record TV. (Assista ao vídeo abaixo)

O público que estava presente no auditório foi ao delírio, mesmo que a canção tenha ficado em segundo lugar.

Publicidade

"Eu encontrei esses três jovens, dois rapazes e uma moça. São excelentes instrumentistas, excelentes pessoas, com uma sensibilidade e percepção artística", disse Gilberto Gil, na época.

Em 1982, Rita Lee — que era torcedora corintiana — marcou história ao chamar jogadores do movimento Democracia Corintiana (Casagrande, Sócrates e Wladimir) para subirem ao palco e participarem do show dela no Ginásio do Ibirapuera.

Publicidade

Na ocaisão, a cantora chegou a vestir a camisa do clube dada por um dos jogadores.

"Viva o Corinthians. Viva Casagrande. Viva Sócrates. Viva Wladimir. Ô, maravilha", gritou ela, no palco, antes de usar a camisa do time. 

Publicidade

Após passar por crises criativas, no meio da década de 1980, Rita Lee voltou a chamar a atenção da imprensa e do público ao ser elogiada pelos Rolling Stones, depois de fazer algumas aberturas para os shows do grupo no Brasil.

Uma delas ocorreu no Maracanã, no Rio, em 1995, quando a cantora levou o público ao êxtase com sucessos como Lança Perfume. (Assista ao vídeo abaixo)

Na TV, a cantora atuou em participações especiais em novelas como Top Model, Malu Mulher, Vamp e Celebridade, e virou tema de abertura em outras dezenas. Ela também participou de humorísticos como Os Trapalhões, Sai de Baixo e Casseta & Planeta. Foi uma das apresentadoras do Saia Justa, do canal GNT. Também atuou no cinema nos anos 1980.

Rita Lee morreu na segunda-feira (8) em casa, ao lado da família, e a confirmação de sua morte foi feita no dia seguinte por comunicado nas redes sociais.

"Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, na noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", informou a família.

"De acordo com a vontade de Rita, o seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos", concluiu o comunicado.

Rita Lee gostava de roupas e itens coloridos e extravagantes e arrasava nos looks

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.