Grupo Soweto é destaque no Trilha do Nosso Jeito

Conjunto de pagode canta sucessos do passado e hits atuais nesta quinta (2), às 21h20, nas redes sociais da Record TV e Portal R7

Grupo de pagode ganhou disco de diamante ao vender 1,5 milhão de cópias do álbum Farol das Estrelas, em 1999

Grupo de pagode ganhou disco de diamante ao vender 1,5 milhão de cópias do álbum Farol das Estrelas, em 1999

Divulgação

O grupo de pagode Soweto é a grande atração da live 6 do Trilha do Nosso Jeito. O programa vai ao ar nesta nesta quinta-feira (2), às 21h20, no Facebook, Instagram e YouTube da Record TV e também no Portal R7.

O Soweto surgiu na zona leste de São Paulo em meados dos anos 90. O grupo era formado por Crisevertom, Claudinho, Digo, Marcinho, Belo e Buiu em homenagem a uma música de Djavan que menciona na letra Soweto, famoso bairro de Joanesburgo, na África do Sul.

O primeiro disco foi gravado em 1995 pela gravadora independente Five Star intitulado "Vento dos Areais". O grupo logo atraiu a atenção da EMI, uma das maiores gravadoras do mundo.

No ano seguinte, gravou o segundo disco "Refém do Coração". Quinze dias antes do seu lançamento, Robson Buiú foi morto durante uma tentativa de assalto. Apesar da tragédia, o segundo disco do Soweto vendeu 100 mil cópias em apenas três meses de lançamento, proporcionando ao grupo seu primeiro disco de ouro.

Em 1999, o terceiro álbum "Farol das Estrelas" foi gravado. O disco vendeu 1 milhão e meio de cópias, ganhando o Disco de diamante. No ano seguinte, o vocalista Belo deixa o grupo para seguir carreira solo, sendo substituído por Henrique Santos. Ainda em 2000, o quarto CD do Soweto "Fotografia" é lançado com os sucessos "Amor Demais", "Boa Sorte" e "Fotografia". Esse CD vende 150 mil copias, sendo o último trabalho lançado pela EMI.

Desde então, o Soweto passou por sucessivas trocas de seus integrantes. Em 2021, o grupo teve a ideia de gravar um documentário para comemorar a gravação do primeiro álbum da carreira: "Vento dos Areais, o documentário", que está disponível no canal do YouTube do grupo e contou com as participações especiais de Chiquinho dos Santos, Carica Sensação, Netinho de Paula, Chrigor e do percussionista Laercio da Costa, produtor e ganhador do Grammy com a cantora Glória Estefan.

O Produtor Crystal 20 revela nesta quinta (2), durante a live 6 do Trilha do Nosso Jeito, mais cinco novos talentos musicais para o Brasil. Não perca!

Últimas