Vagalume Randy Meisner, ex-baixista dos Eagles, morre aos 77 anos

Randy Meisner, ex-baixista dos Eagles, morre aos 77 anos

Músico foi expulso da banda em 1977 e sofreu com dependência química

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Randy Meisner, o primeiro baixista dos Eagles, morreu na quarta-feira, dia 26. O anúncio foi feito na noite de ontem, na página do Facebook da banda da qual ele fez parte até 1977. Segundo a nota, o músico morreu aos 77 anos em Los Angeles, devido a complicações de uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

“Randy foi parte integrante dos Eagles e fundamental para o sucesso inicial da banda. Seu alcance vocal era surpreendente, como fica evidente em sua canção símbolo, a balada "Take It To The Limit."

Antes de entrar no grupo que seria uma das mais populares da história dos EUA, Meisner tocou em outro grupo importante do soft rock/country rock: o Poco. Curiosamente, ele disputou a vaga com Timothy B. Schmit, justamente o músico que o substituiria nos Eagles anos mais tarde, e aquele que entrou na banda quando Meisner os deixou para se juntar a Don Henley, Glenn Frey e Bernie Leadon.

Vagalume

Vagalume

Vagalume

Meisner gravou cinco discos com os Eagles e saiu, ou melhor dizendo, foi expulso, no final da turnê do megaplatinado "Hotel California" - o fato dele muitas vezes não querer cantar "Take It To The Limit", música que exigia muito de sua voz, teria sido um dos principais motivos, segundo o documentário "The Story Of An American Band", de 2013.

No quarteto, ele não compôs com grande frequência, com exceção do álbum de estreia onde ele marcou presença em três faixas. Nos quatro trabalhos seguintes, ele apareceu em uma ou duas canções por disco, seja como autor e/ou vocalista principal.

A balada "Take It To The Limit", chegou ao quarto lugar da parada dos EUA e faz parte de "One of These Nights", o LP de 1975. A música é a única composta pelo baixista presente em "Their Greatest Hits (1971–1975)", o álbum mais vendido da história dos EUA, com 38 milhões de cópias comercializadas ("Thriller", de Michael Jackson, é o segundo, com 34 milhões, e o terceiro também é dos Eagles, "Hotel California", com 26 milhões).
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Após a saída da banda, Meisner lançou álbuns de pouca popularidade, ainda que tenha feito sucesso com algumas músicas - "Hearts on Fire" (1981) ficou entre as 20 mais.Os Eagles encerraram suas atividades em 1979. Eles voltaram em 1994, com mesma última formação do final dos anos 70.

O baixista também sofreu com a dependência química e problemas psicológicos. Em 2013, ele quase morreu quando engasgou enquanto se alimentava - a comida bloqueou a sua respiração. O artista foi levado às pressas para o hospital e ficou em coma, o que o impediu de participar da turnê comemorativa pelos 40 anos do quarteto, que deveria ter reunido a formação original. O guitarrista Bernie Leadon que saiu em 1975, tocou na primeira parte do concerto.
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Em 2016 outra tragédia se abateu sobre o músico: Lana Meisner, esposa de Randy, chamou a polícia para ajudá-la em um caso de potencial violência doméstica (segundo reportagem da época, esses telefonemas aconteciam com grande frequência).

Quando o problema foi contornado e os oficiais deixaram a casa, Lana acidentalmente se matou quando foi guardar um rifle que estava na propriedade e ele disparou.

As câmeras de segurança mostraram que Randy não teve nenhuma ligação com o ocorrido, ele estava em outra parte da casa, O fato fez com que Meisner entrasse em depressão e ele foi colocado sob cuidados médicos após ameaçar o suicídio, e por seu histórico de violência e doenças mentais. Como parte dos Eagles, Randy Meisner estava no Rock and Roll Hall of Fame desde 1998.

Ouça "Take It To The Limit":

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume
Últimas