Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Nitro
Publicidade

Apple anuncia headset de realidade aumentada e VR Vision Pro

Após sete anos de desenvolvimento e muitos boatos, a Apple finalmente anunciou sua entrada no mercado de headsets de realidade aumentada...

Outer Space|Do R7

Apple anuncia headset de realidade aumentada e VR Vision Pro
Apple anuncia headset de realidade aumentada e VR Vision Pro Apple anuncia headset de realidade aumentada e VR Vision Pro

Após sete anos de desenvolvimento e muitos boatos, a Apple finalmente anunciou sua entrada no mercado de headsets de realidade aumentada e VR com o Apple Vision Pro.

Revelado na WWDC desta segunda-feira, o Vision Pro foi promovido como um headset de alta tecnologia, equipado com o chip M1, mas direcionado a aplicações de trabalho e dia a dia, e não tanto para jogos.

O foco do Vision Pro será mais na realidade aumentada do que na virtual. A Apple classifica esse novo paradigma como “computação espacial”, que significa uma forma de interagir com interfaces do usuário, semelhante a um mouse ou trackpad, mas em um cenário que mescla o mundo real com o virtual.

Em suas demonstrações, a Apple mostrou os usuários assistindo filmes, participando de reuniões e manipulando a área de trabalho do Mac.

Publicidade

As ações serão feitas combinando o movimento dos olhos e dos dedos, sem a existência de um controle físico. Ao olhar para um ícone no desktop, por exemplo, ele será automaticamente ressaltado e então o usuário poderá “clicar” fazendo um pequeno gesto com os dedos. Outros gestos serão usados para funções como rolar a tela.

O formato físico do Vision Pro é semelhante a uma máscara de esqui e o rosto do usuário será mostrado na parte da frente, como se o headset fosse transparente. Isso será conseguido com a renderização de um modelo digital do rosto do usuário previamente, que então será reproduzido em uma tela na parte externa do Vision Pro.

Publicidade

Também há uma câmera 3D integrada, permitindo que os usuários capturem fotos e vídeos “espaciais”, bem como uma opção de cinema que simula a experiência de ver filmes na tela grande e cheia.

Com um contorno de alumínio típico dos produtos da Apple, o Vision Pro terá um botão físico para captura de imagem e uma coroa digital para ajustes. A parte traseira tem uma alça flexível e a viseira se estende da tela até a cabeça do usuário, para manter a luz do lado de fora. Nas laterais estão embutidos “pods de áudio” para reproduzir o som.

Publicidade

As telas do Vision Pro são duas micro-OLED com altíssima resolução, equivalente a 64 pixels no espaço de um pixel padrão do iPhone. A lente de três elementos foi projetada para melhorar a imagem de todos os ângulos. A empresa também se associou à Zeiss para trazer inserções de vidro de prescrição personalizadas, em vez de acomodar os óculos do usuário.

Segundo a Apple, o Vision Pro tem tantas inovações que a empresa registrou mais de 5000 patentes relacionadas a ele durante seu desenvolvimento.

O Apple Vision Pro será lançado em 2024 e custará nada menos que US$ 3499, o que o torna não apenas o headset de AR/VR mais caro dos últimos anos como um produto de nicho que certamente terá um mercado muito limitado.

O post Apple anuncia headset de realidade aumentada e VR Vision Pro apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.