Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Nitro
Publicidade

Diretor de Okami diz que equipe “fraca” determinou fracasso do jogo

Projeto de maior destaque na curta existência do Clover Studio da Capcom, Okami parece oscilar entre um sucesso e fracasso também na...

Outer Space|Do R7


Projeto de maior destaque na curta existência do Clover Studio da Capcom, Okami parece oscilar entre um sucesso e fracasso também na cabeça de seu diretor, Hideki Kamiya, que agora revela mais detalhes sobre a produção do jogo.

Em uma conversa com sua ex-colega Ikumi Nakamura para o canal do Unseen Studio no YouTube, Kamiya foi instigado a comentar sobre uma crítica que o próprio teria feito à equipe de Okami, que seria “fraca”, na sua opinião.

Kamiya conta que formou uma “equipe dos sonhos” na Clover para alcançar grandes feitos. No entanto, o ambiente não era dos melhores, e o criador de Devil May Cry afirma que a equipe se revelou “fraca” e em alguns casos sem a motivação necessária para criar um grande jogo.

Kamiya reconhece que alguns membros do Clover Studio se destacaram, mas ele acredita que a motivação variava muito entre os diferentes funcionários. Se o entusiasmo geral tivesse sido mais intenso, Okami teria sido ainda melhor.

Publicidade

“Para ser honesto, quando me dizem que o jogo é fantástico, eu acho bastante dividido”, admite o diretor. Ikumi Nakamura, que seguiu os passos de outro ex-Clover, Shinji Mikami, para fundar o Tango Gameworks, lembra principalmente de uma produção ambiciosa, onde Kamiya atribuía áreas importantes aos diferentes funcionários com uma orientação simples, deixando cada um livre para desenvolver mecânicas e visuais com um engenheiro dedicado. Um processo raro no Japão, segundo Nakamura, que hoje Kamiya reconhece que não funcionou, já que as duplas de designers e engenheiros tinham diferentes graus de motivação. “Poderíamos ter feito mais”, admite Nakamura.

Inicialmente, Okami buscava principalmente se destacar pela estética, deixando a busca por fotorrealismo dos jogos da época de lado a favor de um estilo que imitava uma pintura com pinceis japoneses. Este objetivo foi cumprido com louvor pela equipe do Clover Studio, e Okami é considerado um jogo de beleza atemporal, até hoje admirado pelo visual.

Publicidade

“O grau de fotorrealismo era muito alto para a época. Achei que seria bom aplicá-lo a um jogo mais leve que um survival horror. […] Mas logo ficou claro que era impossível criar nosso vasto ambiente natural no PlayStation 2”, lembra Kamiya, sobre a decisão de criar a estética de pintura em movimento.

Com o estilo gráfico estabelecido em primeiro lugar, a jogabilidade veio depois e o documento de produção cresceu continuamente, acumulando páginas de conceitos sem uma direção clara. Kamiya lembra, divertindo-se, que outros executivos da Capcom disseram que seu projeto parecia “puro tédio”.

O Clover Studio resolveu a situação reunindo seus veteranos durante um longo fim de semana de três dias para pensar em uma nova direção. Hideki Kamiya atribui a invenção do Pincel Celestial ao designer de personagens Kenichiro Yoshimura. Depois disso, Okami se tornou claro. “Quando apresentamos o resultado à equipe, havia apenas uma página de conceitos. Todo o resto tinha evaporado”, lembrou Kamiya. “Os melhores conceitos são assim”.

Apesar das boas intenções, Okami não conquistou o público, segundo Kamiya. “A primeira remessa de cópias não passou de 90 mil unidades. Foi um fracasso completo. Se Okami tivesse sido um sucesso, a Clover provavelmente teria sobrevivido”. No total, 266 mil cópias foram vendidas no Japão e nos Estados Unidos em 2006, mas esse aumento nas vendas não foi suficiente para manter o estúdio funcionando. A franquia, no entanto, conseguiu se reerguer com o remaster Okami HD, que vendeu um milhão de unidades em 2019.

Em 2020, Ikumi Nakamura ainda queria trabalhar na franquia Okami e planejava apresentar um conceito à Capcom após o confinamento. Mas ela queria que Hideki Kamiya fosse o responsável pelo projeto final, mesmo com este ainda ocupado na Platinum Games na época. Hoje, com Kamiya livre de suas responsabilidades como chefe do PlatinumGames, resta saber se ele e a Capcom teriam interesse em uma nova parceria para continuar com Okami.

O post Diretor de Okami diz que equipe “fraca” determinou fracasso do jogo apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.