Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em emails, executivo do Xbox fala em “banho de sangue” nos estúdios comprados pela Microsoft

O grande vazamento de documentos da Microsoft na última noite revelou também a preocupação de executivos do Xbox com o modelo de...

Outer Space|

Em emails, executivo do Xbox fala em “banho de sangue” nos estúdios comprados pela Microsoft
Em emails, executivo do Xbox fala em “banho de sangue” nos estúdios comprados pela Microsoft Em emails, executivo do Xbox fala em “banho de sangue” nos estúdios comprados pela Microsoft

O grande vazamento de documentos da Microsoft na última noite revelou também a preocupação de executivos do Xbox com o modelo de negócios do Xbox Game Pass, especialmente quando combinado com a estratégia da empresa de adquirir estúdios com a finalidade de criar conteúdo para o serviço.

Em uma troca de e-mails entre Phil Spencer e Jean-Emile Elien, arquiteto de software do Xbox, este último alerta sobre um possível “banho de sangue” nos estúdios adquiridos pela Microsoft caso eles falhem em criar sucessos consecutivamente para alimentar o catálogo do Game Pass.

“Eu realmente não sei o que envolve o fechamento de um estúdio: quanto o financiamento versus pessoal versus produção influencia a decisão”, escreveu Elien em um email datado de 19 de março de 2021.

“Na minha opinião, se um estúdio precisa provar completamente seu valor sendo o valor líquido acima de seus custos, isso adiciona muita pressão para lançar sucessos regularmente. Se um jogo é de nicho, que pena?”, questionou ele.

Publicidade

“Isso não é bancar o quarterback de poltrona, eu juro. Estou super preocupado com o fosso que você construiu, que os ventos possam mudar e que tenhamos um banho de sangue daqui a alguns anos. Especialmente considerando que nossas empresas de nuvem pares subestimam o processo de criação de jogos”, comentou Elien. “Estou tentando treinar meu modelo mental sobre como pensar sobre o lado do conteúdo da casa para não me preocupar. Especialmente onde a economia mudou com o GP (Game Pass)”.

Ter que encerrar estúdios que não “performam” infelizmente não é um risco apenas da Microsoft, lembrando que este ano a Square Enix encerrou o Luminous Productions de Forspoken e recentemente o Embracer Group fechou o tradicional Volition, de Saints Row. Os jogos recentes dos dois foram grandes fracassos comerciais. Porém, o modelo do Game Pass pode colocar pressão extra nos estúdios por conta da dificuldade de equalizar o custo de produção com o lucro das assinaturas criadas.

O post Em emails, executivo do Xbox fala em “banho de sangue” nos estúdios comprados pela Microsoft apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.