Microsoft considerou comprar a Sega, Bungie, IO e Supergiant
Um novo email incluído no julgamento do processo FTC vs Microsoft nos Estados Unidos revela que a Sega estava entre os alvos prioritários...
Outer Space|Do R7
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Um novo email incluído no julgamento do processo FTC vs Microsoft nos Estados Unidos revela que a Sega estava entre os alvos prioritários da Microsoft para fortalecer o Xbox após a Bethesda. Os estúdios Bungie, IO Interactive e Supergiant Games também estavam na lista de possíveis aquisições.
Datado de 10 de novembro de 2020 e endereçado à nata da Microsoft, incluindo o CEO Satya Nadella e a diretora financeira Amy Hood, o email assinado por Phil Spencer é um pedido formal para obter a autorização para iniciar as negociações com a Sega. “Acreditamos que a Sega construiu um catálogo bem equilibrado de jogos em diferentes segmentos com apelo geográfico global e nos ajudará a acelerar o Xbox Game Pass dentro e fora dos consoles”, escreveu Spencer no ocasião.
O objetivo do chefe do Xbox não era comprar todo o grupo Sega Sammy, mas negociar uma divisão para assumir apenas os estúdios de jogos da Sega, deixando de lado as máquinas caça-níqueis da Sammy e o segmento turístico que a Microsoft não teria interesse. “A Sega é a próxima aquisição mais atraente devido ao seu catálogo global de PCs, sua presença móvel na Ásia e a afinidade global da marca em consoles graças às suas licenças clássicas”, diz o email.
Enquanto isso, a Sega se tornou ainda mais interessante do ponto de vista da Microsoft desde que o grupo japonês fortaleceu sua presença móvel no ocidente com a aquisição da Rovio. Dito isso, um ano após este email, a Microsoft abriu as portas para uma oportunidade muito maior com a planejada aquisição da Activision Blizzard.
Não sabemos se a Sega continua a ser um dos alvos da Microsoft, sobretudo em caso de falha com a Activision Blizzard, mas é certo que a gigante americana e a editora japonesa têm boas relações, como atesta a forte presença da Sega na assinatura do Game Pass e a frequência de pequenos acordos de marketing, como o anúncio recente de títulos como Persona 3 Reload e Metaphor ReFantazio que só foram confirmados no PlayStation, Switch ou Steam alguns dias após o Xbox Games Showcase. De qualquer forma, a Sega ainda era um dos alvos da Microsoft em um documento interno datado de abril de 2021.
E a tradicional produtora japonesa não era a única ambição de Spencer: a Bungie (comprada pela Sony em 2022), IO Interactive, Supergiant Games, Paradox e até o Housemarque (comprada pela Sony em 2021), apareceram na lista de finalistas da Microsoft, junto de nomes fortes em mobile como a Zynga, Scopely, Niantic e Playrix.
Outro documento de 2021 visa mais vagamente uma lista de “desenvolvedores a serem observados”. Encontramos neste nomes como A44 (Ashen), Ember Lab (Kena: Bridge of Spirits), Hazelight Studios (It Takes Two), Hello Games (No Man’s Sky), Moon Studios (Ori and the Blind Forest) ou novamente Team Cherry (Hollow Knight).
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